Na última sexta-feira (24) o MOV 20:35 realizou um Cabalat Shabat do Orgulho LGBTQIA+ na Casa da Juventude da CIP. O evento foi organizado pelo MOV.LGBTQIA+ (CIP), pelo Hineni (Fisesp) e pelo Gaavah (IBI), no contexto do mês de junho para celebrar coletivamente as identidades judaica e LGBTQIA+.

O encontro contou com mais de 80 pessoas reunidas na laje da CAJU, que celebraram juntas suas existências e aproveitaram intensamente o momento de conexão. Ao longo da cerimônia, membros do Hineni, do Gaavah e do MOV.LGBTQIA+ falaram sobre a importância da existência de espaços acolhedores para esta população dentro da comunidade judaica.

Trata-se da primeira cerimônia de Cabalat Shabat abertamente em homenagem à população LGBTQIA+ da comunidade na CIP. A rabina Tati Schagas, que iria conduzir a cerimônia mas infelizmente não pôde estar presente por motivos de saúde, foi lembrada com muito carinho no encontro como uma peça fundamental para esse Cabalat Shabat acontecer.

Os presentes no encontro dedicaram um kadish dos enlutados para todos os seus antepassados que também eram LGBTQIA+ mas não podiam viver sua autenticidade por conta do preconceito e da violência.

A emocionante cerimônia foi seguida por um kidush e, com muita comida e bebida, todos prestigiaram um pocket show da cantora Assucena.

Confira as fotos!