No domingo, dia 15 de setembro, em preparação para as Grandes Festas, a CIP promoveu duas atividades simultâneas voltadas ao estudo e prática do shofar. Mais de 30 pessoas participaram de um encontro com o Rav Natan Freller, que abordou os significados do shofar na tradição judaica e conduziu uma oficina prática. A atividade contou também com a participação dos voluntários Luiz Gross e Lucio Di Domenico, que tocarão o shofar nos serviços de Rosh Hashaná deste ano.
Lucio Di Domenico destacou a importância do encontro: “Muito gratificante ver ao final do encontro tantos ‘novos tocadores de Shofar’ que saíram entusiasmados em poder compartilhar os toques aprendidos com outras tantas pessoas neste momento tão único para o povo judeu. Parabéns à CIP pelo workshop! Iniciativa que reitera a importância e incentiva a prática de tradições tão significativas para nossa comunidade.”
Paralelamente, as crianças também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre os costumes do mês de Elul em uma oficina dedicada a elas. A atividade permitiu que os pequenos conhecessem o toque do shofar e participassem de momentos de aprendizado em família e em comunidade.
Luiz Gross destacou a conexão proporcionada pela oficina: “Adorei participar do workshop de shofar da CIP, uma ótima iniciativa para que mais pessoas possam se conectar com o judaísmo e compreendam o que tem por trás dos toques do shofar. Espero que as vibrações do shofar neste próximo Rosh Hashaná tragam Paz, Alegrias e Saúde.”
Rav Natan reforçou a importância de transmitir esse conhecimento para as novas gerações: “Comecei a tocar shofar desde pequeno e é uma honra ensinar a nova geração sobre os significados ocultos desse ritual ancestral. É uma grande alegria celebrar junto com aqueles que conseguiram tocar o shofar pela primeira vez e ver seus olhos brilhando com os sons criados de dentro da alma, externalizando sentimentos que nem as palavras são capazes de descrever.”
Essas atividades integraram os preparativos da comunidade da CIP para as Grandes Festas, unindo aprendizado e tradição em um momento de reflexão e união.
Continue conosco!