O Ministério da Cultura e a CIP realizaram na quarta-feira, 31 de maio, a primeira edição do Café Literário, um evento enriquecedor que reuniu cultura, literatura e reflexões sobre a importância da escuta em nossa sociedade.
O evento contou com a presença da renomada jornalista, escritora e âncora da Rádio CBN Petria Chaves, autora do livro “Escute teu silêncio!”, do psicólogo clínico e colunista da Rádio CBN Rossandro Klinjey e também do rabino Dr. Ruben Sternschein.
O tema central do Café Literário foi a importância da escuta em diferentes aspectos da vida. Durante o evento, foram abordados tópicos como o desafio de escutar o silêncio, as diferenças entre a escuta interior e o narcisismo, bem como a intimidade do silêncio.
Segundo Petria Chaves, “a arte da escuta nunca foi tão necessária em um mundo tão polarizado e repleto de ruídos como o atual”. Em seu livro, ela entrevista grandes referências da psicanálise, neurociência, negócios, filosofia e espiritualidade, buscando compreender como podemos nos tornar melhores ouvintes.
Rossandro Klinjey ressaltou que “vivemos em uma sociedade que sofre com uma epidemia de barulho e tem dificuldade em silenciar. O silêncio é fundamental para uma escuta genuína, e só é possível ouvir o outro quando nos calamos”. Ele destacou a importância do evento ocorrer na CIP, um local que representa um povo que já enfrentou diversas tentativas de silenciamento ao longo da história.
O rabino Dr. Ruben Sternschein pontuou a relevância do encontro no Salão Nobre da CIP, “Estamos hoje reunidos em um local que já recebeu tantos eventos. Porém hoje acontece o primeiro encontro do Café Literário, com a proposta de explorar o infinito mundo da literatura”.
O Café Literário é uma realização do Ministério da Cultura e da Congregação Israelita Paulista (CIP) com o patrocínio de CSN, Itaú, Safra, GR, Rosset e Teleperformance.