Na sexta-feira passada, dia 23 de agosto, aconteceu o segundo encontro de coordenadores da CIP com o Speech, empresa júnior da FGV especializada no desenvolvimento da soft skills e liderança.
Foram abordados temas como causas comuns de conflitos, habilidades essenciais para gestão de conflitos e comunicação eficaz.
A equipe do Speech explicou os tipos de temperamento que podem ser encontrados em um ambiente de trabalho (melancólico, colérico, fleumático e sanguíneo) e, assim, conhecendo melhor cada perfil poder conviver melhor, num ambiente mais harmônico e respeitoso.
Também indicaram a leitura do livro “Como fazer amigo e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, pontuando algumas passagens importantes:
- Fale pouco: Deixe os outros falarem à vontade, faça perguntas.
- Não interrompa: A pessoa não vai prestar atenção em você enquanto ainda tiver muitas ideias próprias implorando para serem expressas.
- Existe uma razão para o outro pensar como pensa: nunca esqueça que os outros podem estar totalmente errados, mas não acham isso. Não os condene, tente compreendê-los.
- Sempre elogie antes de “reclamar”: Ao apontar pontos positivos, a sua crítica em seguida soa como um conselho construtivo e positivo.
Para o gerenciamento de conflitos, o segundo encontro foi muito prático ao dizer que, para essa tarefa o profissional deve ser empático, observador, diplomático, flexível e assertivo.
A comunicação foi outro fator muito abordado nesse encontro. Uma comunicação assertiva é fundamental para o bom funcionamento de uma equipe. Ela deve ter como base a clareza, concisão e dinamismo. Isso permite que a comunicação funcional seja aberta, honesta e colaborativa.
E, por fim, uma dinâmica utilizando exemplos de trabalhos feitos na CIP, na prática, com os nossos coordenadores.
Sempre enriquecedor para quem ensina e, principalmente, para quem aprende.
Que venham os próximos.