O debate “O Crescimento do Antissemitismo no Brasil”, do Observatório Judaico, foi transmitido pelas redes da CIP na última terça-feira, 21/07.

Trata-se do lançamento de um relatório levantado pelo Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil acerca do crescimento do antissemitismo nos últimos 18 meses. A mesa foi composta pelo rabino Michel Schlesinger; por Fernando Lottenberg, presidente da CONIB; Adriana Dias, doutora em Antropologia Social e pesquisadora do movimento neonazista; e Jayme Brener, sociólogo, jornalista e diretor do Observatório Judaico.

“75 anos atrás, quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, o mundo parecia ter percebido que precisamos cooperar para nos tornar mais fortes”, contextualizou o rabino Michel. Segundo ele, testemunhamos nos últimos anos um retrocesso na caminhada pelos direitos humanos, com a volta de discursos ultranacionalistas, no Brasil e no mundo.

O rabino também afirmou que, diante da discriminação, o silêncio e a omissão são, também, um posicionamento político. “Temos o dever de permanecer alertas e denunciar a violação dos direitos humanos, contra quem quer que seja”, ele afirma, “a homofobia é assunto judaico, a islamofobia é assunto judaico, o racismo é assunto judaico, assim como o antissemitismo”.

Entre as principais preocupações dos especialistas acerca dos resultados do balanço levantado, está o crescimento do conteúdo neonazista na internet e o do revisionismo sobre o Holocausto. Segundo a pesquisadora Adriana Dias, “não só o antissemitismo está crescendo no Brasil, mas também a aceleração com que ele cresce”.

Durante o debate, as redes sociais foram apontadas como um dos principais campos de batalha da atualidade contra o antissemitismo. “A neutralidade da rede social não pode significar uma imunidade para que os provedores deixem circular tudo o que aparece”, diz Fernando Lottenberg sobre o crescimento do discurso de ódio que circula livremente.

“O antissemitismo é a ponta de lança de qualquer discriminação”, refletiu Jayme Brener, “denunciá-lo é uma tarefa não apenas dos judeus, mas de toda a sociedade comprometida com a democracia”.

O lançamento do relatório por meio da promoção desse debate foi noticiado em matérias da Revista Fórum e do jornal O Globo. Para conferir a conversa na íntegra, acesse o canal da CIP no YouTube.