Debate mediado pela Rabino Michel Schlesinger contou com a participação do casal Henri e Marina Zylberstajn fundadores do Projeto Serendipidadade

Para debater o importante tema da inclusão e a importância do convívio com a diversidade Congregação Israelita Paulista (CIP) realizou, no dia 28 de outubro,  no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional,  o evento Dilemas Éticos, com  a participação do casal Henri e Marina Zylberstajn.

O casal emocionou o público presente com detalhes da chegada de seu filho caçula Pedro,  diagnosticado com Síndrome da Down,   e de como  decidiram que a partir daquele momento iriam mergulhar e se engajar na causa das pessoas com deficiência intelectual, criando o  Projeto Serendipidade. A iniciativa, de cunho social, atua para que a inclusão não seja encarada como caridade,  divulgando os benefícios que o convívio com a diversidade oferece a todos com que ela se envolvem.

“O judaísmo sempre fala que cada filho traz uma benção, e a do Pedro foi de unir a família e nos fazer enxergar a vida através de outra perspectiva. Passei quase 40 anos da minha vida apenas com um senso de pertencimento  limitado e sem saber o que realmente era inclusão.  Depois que o Pedro chegou,  eu e a Marina passamos a nos envolver com o tema.  Hoje, mais do que a questão do nosso filho caçula, enxergamos a diversidade como uma ferramenta poderosa de engrandecimento pessoal”, frisou Henri Zylberstajn.

O Rabino Michel Schlesinger apresentou fontes judaicas sobre a diversidade, algumas que falam sobre exclusão,  e outras que admiram e exaltam a beleza da diversidade.  “Esse encontro dos Dilemas Éticos foi um dos mais importantes que realizamos até hoje, pois pudemos mostrar a oportunidade que existe no respeito e na admiração à adversidade.  Precisamos superar a dicotomia de dividir as pessoas em normais e anormais, em certos e errados  e entender que somos diferentes um dos outros e que as diferenças nos enriquecem. A diversidade nos traz uma grande oportunidade para sermos pessoas melhores e fazermos uma sociedade melhor”.

O evento Dilemas Éticos contou com o apoio de Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de: Itaú-Unibanco,  CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia e Rosset.