O rabino Michel Schlesinger recebeu o analista político Roberto Simon para um bate-papo sobre as eleições nos Estados Unidos na última edição do Dilemas Éticos, transmitida na última terça-feira (20).

Mestre em políticas públicas pela Universidade de Harvard, analista político especializado em América Latina e Estados Unidos, editor da revista Americas Quarterly e colunista da Folha, Roberto relata que vê com muita preocupação o rumo que a democracia está tomando ao redor do mundo.

“As redes sociais não desempenhavam um papel tão protagonista no compartilhamento de notícias, elas eram plataformas apenas de interação social”, afirmou. “Existiam entidades que geravam notícias e informações seguindo critérios — agora, presenciamos uma cacofonia, na qual temos muita informação com pouca credibilidade circulando”, completou Roberto.

Como alternativa para a polarização que os Estados Unidos enfrentam, assim como o Brasil, o rabino Michel afirmou que “temos que identificar quem são nossos potenciais parceiros — embora o Trump tenha hoje tenha uma liderança absoluta dentro do seu partido, as outras pessoas não deixaram de existir, elas estão apenas mais silenciosas, de lado, mas elas existem”.

“Temos que tentar fortalecer o trabalho dos pacificadores que existem em todos os partidos, em todas as religiões, em todos os países — das pessoas boas, que querem viver em uma sociedade menos raivosa, pelo nosso próprio bem”, completou o rabino.

O encontro contou com diversas perguntas do público, que trouxeram em pauta assuntos como a relação dos Estados Unidos com Israel, qual papel o Brasil ocupa hoje em relação aos Estados Unidos e muito mais. Você pode conferir a conversa na íntegra clicando aqui.