Nossa comemoração de Purim deste ano foi muito especial! Com atividades para todas as idades, as famílias da nossa comunidade puderam prestigiar uma noite de muita diversão e descontração na última segunda-feira (06).

As atividades começaram com uma oficina de mishloach manot e brincadeiras educativas para crianças de 3 a 11 anos. Os pequenos, que estavam fantasiados com muita criatividade, produziram mimos para seus colegas em meio a risadas, diversão e pipoca!

Enquanto as crianças faziam suas cestinhas de comida, o rabino Rogério Cukierman conduzia um Arvít festivo de Purim ao lado do chazan Ale Edelstein na sinagoga. Para marcar o início do desfile de fantasias, eles levantaram uma descontraída reflexão sobre o porquê de usarmos fantasias em Purim.

“As máscaras que usamos no dia a dia representam quem somos, ou quem não somos?”, provocou o rabino.

Crianças e adultos desfilaram com suas fantasias pela sinagoga e foram recebidos com muitos aplausos e risadas pelos espectadores. Este momento fez com que todos entrassem totalmente no clima do chag e se preparassem para o momento mais esperado da noite! 

Ale Edelstein contou com a ajuda das crianças presentes para contar a história de Ester, Haman, Mordechai, Vashti e Achashverosh em uma linguagem acessível a todos. “Foi muito engraçado, o Ale e o Rogério são uma ótima dupla e a participação das crianças tornou o momento ainda melhor. Foi muito bom!”, disse Michelle Zeitel, frequentadora da CIP. Para encerrar este momento em família, comemos hamantaschen de brigadeiro, damasco e doce de leite.

A oficina teatral da Juventude e do MOV, ministrada por Taiana Cuschnir Avritchir, aconteceu depois do momento para toda a família e foi um espaço onde os jovens adultos puderam se conhecer, interagir e se divertir com alguns exercícios teatrais.

Os personagens da história de Purim foram representados como partes das cenas que estavam sendo ali criadas pelos participantes.

Com 20 pessoas presentes, os exercícios trataram sobre como cada personagem tem seus contrapontos durante a história do chag e como eles se desenvolvem ao longo dela. O grupo falou sobre seus papéis na sociedade, por que devemos lembrá-los e como eles fazem parte do nosso entendimento sobre o povo judeu hoje. Entre muitas risadas e integração, a atividade foi um sucesso!

Nossas celebrações de Purim já chegaram ao fim, mas ainda contamos com você para nossa campanha social!

O Trocas Urbanas, liderado pelo MOV 20:35, promove passeios culturais com muita troca de experiências, narrativas e vivências entre membros do grupo e refugiados recém-chegados em São Paulo.

Sua doação possibilita que as famílias refugiadas participem do projeto e desenvolvam senso de pertencimento e vínculos comunitários.

  • R$60 – 1 família participa
  • R$180 – 3 famílias participam

PIX (CNPJ da CIP): 60.766.060/0001-41

E-mail para envio do comprovante: financeiro@cip.org.br