No domingo, dia 06 de março, às 18h, participe conosco do encontro “4 especialistas em 4 focos da cultura judaica”, realizado pela Academia Judaica!

Com mediação do rabino Dr. Ruben Sternschein, o bate-papo contará com a presença de Dra. Suzana Chwarts, Dra. Luciana Pajecki Lederman, Dra. Cecília Cavaleiro e Dra. Luciana Zaterka.

Acompanhe a transmissão ao vivo nos nossos canais digitais.

Prof. Dra. Suzana Chwarts, docente e pesquisadora da Bíblia Hebraica na USP. Possui graduação em Arqueologia e Culturas do Oriente Médio e mestrado em Jornalismo pela Universidade de Tel Aviv e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela USP. Coordena o Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo.

Formada em Direito pela PUC-SP, a Prof. Luciana Pajecki Lederman é rabina, ordenada pelo Jewish Theological Seminary. Serviu como rabina assistente da Comunidade Shalom de 2005 a 2011. Hoje é candidata a um doutorado em Talmud e educação também pelo JTS, onde leciona Talmud para iniciantes. Durante seus estudos, Luciana recebeu diversos prêmios acadêmicos, tais como Rubenovitz Prize in Jewish Theology, Stephen Henry Shefrin Memorial Prize, Cyrus Adler Prize, Rabbi Gelb Memorial Prize in Talmud, e Bernard and Sydell Citron Scholastic Prize. Nos anos em que viveu nos Estados Unidos, ela trabalhou, entre outras, como chaplain no Hebrew Home for the Aged e Beth Israel Hospital, e dando aulas de Talmud e Introdução ao Judaísmo no Jewish Community Center de Manhattan.

Prof. Dra. Cecília Cavaleiro, professora de Filosofia Medieval Judaica do urso de Filosofia e Programa de Pós-graduação da UNIFESP; doutora em Ciências da Religião pela PUCSP com tese sobre Schlomo Ibn Gabirol, pós-doutorado em filosofia medieval. Pesquisadora líder do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental. Atualmente é coordenadora do GT Filosofia da Religião da ANPOF e editora da Revista Brasileira de Filosofia da Religião.

Prof. Dra. Luciana Zaterka tem graduação em química pela Universidade Mackenzie e mestrado em química orgânica pelo IQ-USP. Fez a graduação, o mestrado e o doutorado em Filosofia, pela FFLCH-USP. Seu pós-doutorado foi em História da Ciência pela PUC-SP. Atualmente é professora associada da UFABC onde leciona sobre filosofia moderna, teoria do conhecimento e ética. Suas pesquisas estão voltadas tanto à filosofia moderna, como à filosofia da ciência. Tem um livro publicado: A filosofia experimental na Inglaterra do século XVII (FAPESP/Humanistas) e é editora do livro Life and Evolution publicado pela Springer em 2020. Está com um livro no prelo intitulado Ensaios de História e Filosofia da Química (Ideias & Letras). Possui ainda inúmeros artigos e capítulos de livro publicados em revistas especializadas.