Quais os limites éticos da piada? Como não reforçar preconceitos? O que há em comum entre o humor tradicional e o humor judaico? O humor nos aproxima dos nossos inimigos? Como manter as produções durante a pandemia?

Esses foram alguns temas abordados durante a live “Humor na pandemia: que história é essa, Porchat”, que reuniu o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP) e o humorista Fabio Porchat, para o debate on line  Dilemas Éticos, na terça-feira, 16 de junho. 

Porchat falou sobre as diversas lives que vem fazendo durante a pandemia. “Comecei entrevistando amigos, como Luciano Huck, Ingrid Guimarães e Paulo Gustavo, e as lives tiveram uma super aceitação. Foi então que surgiu a ideia de entrevistar políticos. Como não sou jornalista, tenho o benefício da ignorância, e me sinto à vontade para fazer as perguntas que estão na cabeça das pessoas”.

O humorista também falou sobre a ética nas piadas. “O limite do humor virou quase uma reza, mas não há nada de sagrado no humor. O humorista faz parte da sociedade e estamos todos evoluindo juntos”.

Além de dar detalhes de como o humor judaico está presente em várias passagens da Bíblia, como nas histórias da Torre de Babel e de Jonas e a Baleia, o rabino Michel destacou como o humorista e o rabino tem algo em comum e precisam ter sempre um discurso na manga ou uma piada pronta. “De repente, você está em uma festa infantil e alguém levanta e pede para você fazer um discurso, assim como o humorista precisa ter sempre uma piada pronta”, destacou. 

Ao final do debate, Porchat falou sobre suas expectativas para o mundo pós pandemia. “Eu queria acreditar que o ser humano vai melhorar, mas acho que as pessoas vão se tornar ainda mais egoístas, pois cada um vai pensar mais em si e querer cuidar de si mesmo, pois as pessoas estão cada vez mais desassistidas. Por outro lado, tudo o que tem acontecido nos traz uma oportunidade de aprendizado e precisamos lutar para o nosso lado ruim não ganhar esta batalha”.

A live, que teve tradução em libras e transmissão ao vivo pelas redes sociais da CIP está disponível neste link.

O evento Dilemas Éticos é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de: Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e apoio da Unibes Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura.