III Rikuday levou música, dança e arte para a Praça Victor Civita
Com a proposta de dar continuidades às comemorações pelos 70 anos de Israel com muita alegria e união entre povos e de forma a unir ainda mais as instituições judaicas e não judaicas, a Congregação Israelita Paulista (CIP) em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), realizou neste domingo, 02 de setembro, na Praça Victor Civita, em Pinheiros, o III Rikuday – Festival de Dança e Arte.
Os principais grupos de dança judaica da cidade se apresentaram nos shows de abertura e encerramento do evento, que contou com a participação das comunidades armênia, com o grupo Areviks e chilena, com o casal Stephanie Herrera e Andres Sharp , além da escola mirim de porta-bandeiras ACDM de MPB da Mooca.
Uma animada Masterclass de Zumba fez o público se movimentar ao som de ritmos latinos, seguida da apresentação do Coral Aklave e dos solistas Regis Karlik, Claudio Goldman, Gerson Herszkowicz, Márcia Soldi e Luciana Asturi que, sob a regência do Maestro Leon Halegua, e com Karin Uzun e o Maestro Beny Zekhry ao piano, homenagearam Leonard Bernstein e os 70 anos de Israel.
A programação contou ainda com apresentação do “Circo Vox”, lounge de voz e violão com Daniel Siwek, oficina de artes com Gi Simões, exposição de artes com Pepy Bull, além de food trucks e bike foods.
Uma Harkadá (dança de roda) com a participação maciça de mais de 200 pessoas antecedeu o show adulto que finalizou em grande estilo o Festival.
Os secretários Daniel Annenberg e Floriano Pesaro, o vereador Gilberto Natalini, além de Paulo Mathias ede Juliana Ribeiro ex- prefeito e vice-prefeita da Regional de Pinheiros, prestigiaram o III Rikuday e parabenizaram a CIP pela iniciativa de realizar um evento cultural levando música, arte e dança para uma praça pública.
Os rabinos da CIP, Fernanda Tomchinsky, Michel Schlesinger e Ruben Sternschein, presentes ao Rikuday, ressaltaram a importância da CIP realizar um evento que mostra as diversas formas de expressão cultural judaica para a cidade de São Paulo, além da integração com as diferentes culturas.
III Rikuday – Festival de Dança e Arte é apoiado pelo Ministério da Cultura – Lei de Incentivo a Cultura do Governo Federal, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Regional de Pinheiros e Federação Israelita do Estado de São Paulo. Patrocinadores: Itaú-Unibanco, Rosset, GR Segurança, Bemol e Focus Energia.