No dia 20 de agosto, mais uma vez os voluntários do Juntos se reuniram para a distribuição das mochilas que foram arrecadadas com a Campanha Social de Shavuot. Dessa vez, a ação teve início próximo à saída do metrô Santa Cecília.
Essa campanha foi uma ação emergencial para resgatar a dignidade daqueles que precisam e praticar o nosso Ticun Olam. Os voluntários puderam mais uma vez ir às ruas e escutar histórias daqueles que precisavam ser ouvidos, e com as mochilas, mudaram uma parte do destino dessas mesmas histórias.
“Como voluntária do projeto e futura psicóloga, reconheço o Juntos como um projeto que atribui um papel significativo na minha trajetória profissional e pessoal. Não há psicologia sem olhar para a realidade histórica-social em que estamos inseridos. Poder contribuir para promover esse cuidado é um privilégio para mim. Semanalmente trabalhamos discutindo, refletindo e atuando para proporcionar um espaço de escuta para uma população que é constantemente silenciada pela dinâmica da cidade de São Paulo. Por isso, para além dos projetos em campo, fazer a entrega das mochilas trouxe uma dimensão ainda mais especial para o trabalho realizado no projeto, pois através da doação, pudemos proporcionar um espaço de acolhimento e escuta e acessar um território muito restrito e marginalizado, podendo observar suas potências como um ambiente que habita histórias, afetos e possibilidades.”, disse Gabriela Cevithereza, uma das voluntárias do projeto.
“A distribuição das mochilas pelo bairro da Santa Cecília foi uma experiência incrível!
Poder falar e ver a expressão, gesto e gratidão daqueles que estavam recebendo foi único nas nossas vidas, além de ver a preocupação deles com o próximo: um que já tinha uma mochila e pensou algumas vezes antes de aceitar, e outros que pediram uma para a esposa, irmão, filhos, etc. Vamos juntos sempre fazer a diferença!”, disse Fernando Forsait, diretor voluntário do MOV 20:35.
A coordenadora das iniciativas do MOV 20:35, Sonia Mehl, disse: “Foi muito potente estar nas ruas em comunidade numa ação de transformação social! Foi uma forma de conhecer mais de perto a metodologia de escuta sensível, ativa e humanizada do Projeto Juntos, seus desafios e possibilidades. Uma oportunidade inclusive de se escutar, perceber nossos julgamentos e responsabilidades. Achei incrível a quantidade de pessoas interessadas e disponíveis, de diferentes perfis e origens mas conectadas com o propósito comum de resgate da dignidade dessa população.”
O Juntos é um dos núcleos de trabalho do MOV 20:35, o departamento de Jovens Adultos da CIP. Os voluntários, de diversas profissões, fazem um trabalho de apoio à população em situação de rua com uma metodologia apoiada na psicanálise, não apenas com ações assistencialistas, mas com um percurso profundo de transformação verdadeira.
Para mais informações e para saber os próximos passos do Juntos e do MOV 20:35, siga o Instagram do Juntos (@juntos.rua) e o do MOV 20:35 (@mov.2035).