Na quarta-feira passada (12), o MOV 20:35 organizou um seder de Pêssach para jovens adultos da comunidade com o tema América Latina. A iniciativa foi realizada em parceria com Gaavah (IBI), Hineni (Fisesp), Juventude Fisesp, Taglit e Moishe House.

Durante o seder, foram abordados temas como identidade latino-americana e judaísmo decolonial. O chef Felipe Kaizer foi convidado para trazer representação latino-americana por meio das comidas tradicionais da nossa parte do continente, produzindo kearot e pratos inovadores, ressignificando todo o ambiente do seder para o contexto latino.

Para acompanhar o lindo jantar, a roda de samba Batucada das Pretas São Paulo estava presente alegrando a noite e mostrando a força da nossa cultura brasileira por meio da música! 

A hagadá não ficou de fora desta ação de ressignificação, pois cada parte dela foi reinterpretada para este seder! Muitos temas puderam ser relacionados com os momentos que passamos nas hagadot como, por exemplo, o momento em que cantamos Havadim Hainu (onde cantamos que éramos escravos e agora somos livres) foi usado para falar sobre as ditaduras que enfrentamos no país, como honramos a memória de quem passou por elas, e quais marcas elas deixaram na nossa sociedade.

Foi uma noite cheia de alegria, comida e música! Para ficar de olho nos próximos passos dos jovens adultos da CIP, acompanhe o MOV 20:35 no Instagram (@mov.2035). 

Saiba como foram nossas celebrações de Pêssach este ano:

Confira as últimas iniciativas do MOV 20:35: