Nestas Grandes Festas, os departamentos da Juventude e o MOV 20:35 organizaram pela primeira vez as GF Jovem: uma programação alternativa de Rosh HaShaná e Iom Kipur com uma proposta diferente para jovens de 15 a 35 anos.

Para Rosh HaShaná, houve uma Cerimônia de Tashlich, que tem como objetivo liberar nossos arrependimentos do último ano, no Parque da Água Branca. Apesar da chuva, foi um momento muito gostoso com cerca de 20 pessoas, em um piquenique entre amigos, muita música e estudos das fontes judaicas. Tudo foi pensado a partir da reflexão do que gostaríamos de trazer para esse novo ano com amor, gratidão e gentileza e se conectando com o ritual do tashlich e com o toque do Shofar.

Entre os dois chaguim, a parceria entre CIP, a tnuá Avanhandava e o Hospital Albert Einstein transformou o tradicional Blood Day na Campanha Social das Grandes Festas. A união das três entidades proporcionou a oportunidade para que a Família Avanhandava e a Comunidade CIP pudessem realizar doações de sangue. O evento anual da Avanhandava traz o cuidado com a vida como o valor central e comum aos pilares ideológicos da Avanhandava, do judaísmo, do escotismo e do bandeirantismo.

Em 2022, a coleta foi feita durante um dia inteiro no Banco de Sangue Hospital Einstein Morumbi e contou com a presença de madrichim, bogrim, membros da diretoria da CIP, membros do MOV 20:35 e a Rabina Tamara Schagas.

Já em Iom Kipur, houve uma programação durante todo o dia diretamente da Casa da Juventude (CAJU) com voluntários – jovens adultos da nossa comunidade – liderando parte da programação. Ela contou com atividades, leituras, debates e experimentações que trouxeram as principais temáticas do chag em diálogo com nossa realidade. 

E assim foi, um lugar para se expressar e experimentar diferentes formas de viver o judaísmo: compartilhamento de ideias, afetos e pensamentos, ao mesmo tempo uma experiência sensorial e criativa, introspectiva e de encontro coletivo.

Para esse Iom Kipur diferente, foi entregue para as 30 pessoas que estavam presentes um caderninho com textos e reflexões que estavam alinhados com as oficinas e com as rezas, todas lideradas pela rabina Tamara Schagas, acompanhada por voluntários.

Para acompanhar de perto os próximos passos dos departamentos siga no Instagram: @juventudecip, @mov.2035 e @cipsp.