Em 2021, a atuação do projeto Ticun (elaborado a partir do reconhecimento do Ticun Olam como um dos valores centrais para o judaísmo da CIP) teve uma estrutura diferente, visando investir na capacitação dos jovens, na qualificação da educação judaica, no engajamento comunitário e na formação de seres críticos e ativos no mundo, desde a chanichut das tnuot até jovens adultos. Pela primeira vez, o departamento de Juventude divulga um relatório de impacto dos esforços do projeto.

O documento apresenta as principais frentes de atuação do Projeto Ticun desse ano, como o suporte às tnuot, Manhigut e MOV 20:35 em capacitações de Ticun Olam; realização de 4 eventos sobre o tema em parceria com as tnuot e o “Chevre: jovens em movimento”; organização de séries de vídeos sobre infância, envelhecimento e pessoa com deficiência em parceria com o IBI, Instituto-Brasil Israel, e a Academia Judaica. 

A partir das diferentes frentes de trabalho, o projeto se configura como um eixo formativo que possibilita formação de jovens críticos e ativos no mundo, vivenciando o judaísmo por meio da transformação social e fortalecendo nossa comunidade.

Um dos exemplos dessa integração cipiana é o Garinim, fruto de uma parceria entre o Chevre e o Lar das Crianças. A iniciativa chegou ao fim de um ciclo na última segunda-feira, 19 de novembro. Trata-se de um projeto de acompanhamento individualizado durante um ano, no qual as duplas (formadas por um madrich e uma criança do Lar) trocaram, brincaram e aprenderam juntos. Recentemente, ocorreu o primeiro encontro presencial com  as crianças acompanhadas ao longo de 2021. A madrichá da Chazit Hanoar, Luiza Hellman, participou do encontro e comentou que, para ela, foi maravilhoso fazer a finalização presencialmente e finalmente conhecer a Helo, criança que ela teve contato durante todo ano de forma remota. Além disso, a participante do Chevre afirmou que “foi ótimo poder brincar com ela e ver tudo o que ela faz durante as tardes no Lar!”.

Para saber mais sobre outros projetos e resultados do projeto Ticun da Juventude da CIP, confira o relatório abaixo: