Colônia da CIP
- Movimento judaico, juvenil, sionista, educativo e ativista.
- O trabalho com os chanichim ocorre em nossas temporadas em Campos do Jordão, nas férias de janeiro e julho, e mensalmente aos domingos no Yom Rishon Olam (antigo Play the Call).
- Contato: Instagram @coloniadacip
O movimento juvenil Colônia da CIP começou como um Campo de Estudos idealizado pelo rabino Fritz Pinkuss. Com o tempo, o grupo foi adquirindo seu caráter de movimento juvenil, até virar oficialmente uma tnuá no começo de 2017 ao entrar no Conselho Judaico Juvenil Sionista (CJJS).
A ideologia da Colônia da CIP é norteada pelo judaísmo liberal, ativismo, juventude e educação. O grande objetivo da tnuá é transmitir conteúdos judaicos e valores universais, formando seres críticos. Para isso, é utilizada a metodologia da educação não-formal, ou seja, por meio de peulot (dinâmicas e atividades) elaboradas pela equipe de madrichim. Por fim, somos filiados ao Netzer, movimento juvenil da WUPJ (World Judaism of Progressive Judaism).
As temporadas, que possuem duração de 6 a 12 dias, são divididas de acordo com a faixa etária das crianças, que variam entre 7 a 14 anos: Nitzanim (7-10), Alonim (11 até Bar e Bat-mitsvá) e Sharsheret (Bar e Bat-mitsvá até o primeiro ano do Ensino Médio). Ademais, em paralelo com o Manhigut (Curso de Formação de Madrichim da CIP), possuímos um período de formação de madrichim (Pré Hadrachá), o Teshug, que abrange uma temporada em julho e peulot mensais, divididas em M1 (15 anos) e M2 (16 anos).
Vale ressaltar que todo o nosso trabalho conta com o auxílio de uma Mechanechet (coordenador/a psico/pedagógico) e dos rabinos da Congregação. Durante a temporada, realizamos tefilot diários, possuímos comida kasher e estruturas de qualidade. O Yom Rishon Olam acontece aos domingos por diferentes lugares de São Paulo, com o objetivo de transformar a visão e a relação dos chanichim com a cidade em que eles vivem, o que ocorre por meio de ações sociais.
Confira as últimas iniciativas:
As temporadas de inverno da Juventude foram um sucesso! Confira
Durante o mês de julho, tivemos mais um ciclo de temporadas da nossa Juventude. Nossas três tnuot, Avanhandava, Chazit Hanoar e Colônia da CIP organizaram mais uma série de momentos especiais para os chanichim e madrichim da nossa comunidade! A Avanhandava teve mais...
Lideranças juvenis da comunidade se organizam para o próximo semestre de atividades
Entre o final de julho e o começo de agosto, durante os finais de semana, as tnuot se organizaram em seus respectivos seminários de madrichim, para que pudessem decidir suas funções durante o semestre e organizar as atividades da segunda metade do ano. Na Peilada,...
Colônia realiza mais uma edição da machané relâmpago
Entre os dias 19 e 21 de abril, a Colônia realizou mais uma incrível machané relâmpago, com todas as kvutzot da Colônia em um mesmo fim de semana, já que geralmente cada kvutzá tem sua viagem de temporada. No Acampamento VIPS, foram mais de 100 chanichim das idades de...