Em outubro, a Chazit realizou um mês de atividades especiais para os chanichim, chamado “Chodesh”, que consiste em uma competição entre as kvutzot com um tema e subtemas para as atividades. O tema desse ano era “Judeus pela Diáspora”, e cada uma das kvutzot era um país.

No primeiro dia (23/09), os chanichim puderam se aprofundar nesse tema por meio de uma peulá geral na CAJU inteira, e no fim do dia, cada kvutzá se juntou e elaborou uma camiseta, que seria como o “uniforme” da kvutzá, para ficar pronta antes do próximo sábado, para que pudessem usar logo no outro sábado.

No outro sábado (30/09), as kvutzot tiveram peulot sobre subtemas relacionados ao tema principal, e também tiveram que criar as bandeiras de cada kvutzá. Também fizeram uma intervenção artística, que foram expostas no último shabat da Chazit. No mesmo fim de semana (01/10), os madrichim e chanichim foram até o Lar das Crianças da CIP, e realizaram um dia repleto de esportes, com queimada, futebol, Just Dance e muito mais! Depois dos esportes, as kvutzot ainda puderam sentar juntas, e estudar para o Chidon, que é a fase de perguntas e respostas, que ocorreria no sábado seguinte.

E, por fim, como último sábado do Chodesh, aconteceu o Chidon, fase de perguntas pelas chaves (alef, beit e guimel) e, para vencer, os chanichim tinham que saber dos temas das outras kvutzot, divididas por chave, tendo mais ou menos 3 kvutzot por chave. A Hatzagá, parte do Chodesh que mais vale pontos, pois é uma apresentação em que os chanichim usam a criatividade para apresentar seu tema aos jurados e aos madrichim. Como tradição da Chazit, a mesma contou com a presença de 3 ex-bogrim para serem os jurados. No dia 21/10, foram anunciados os vencedores do Chodesh, que foi a kvutzá mais velha da tnuá, que tinha como subtema “Judeus No México”, Ofakim!

Os chanichim puderam se divertir muito e puderam se integrar nesse momento especial preparado pelos madrichim com muito carinho! Já estão esperando ansiosamente pelo próximo ano, para poderem participar com suas kvutzot de mais um Chodesh.

Para acompanhar mais sobre a Chazit Hanoar, é só seguir a tnuá no Instagram (@chazithanoarsp), e também a página da Juventude CIP (@juventudecip).