No dia 22 de novembro completamos 1 ano após o falecimento do rabino Henry Sobel z’l. Envolvido em diversas causas humanitárias e um grande expoente do diálogo inter-religioso, Sobel foi um importante porta-voz da comunidade judaica no Brasil, deixando um legado de diálogo e pluralismo no judaísmo contemporâneo.

Na última terça-feira (24), o Projeto Henry Sobel – História e Memória, em parceria com a CIP, promoveu um ato virtual, que contou com a presença de líderes de diversas religiões para prestigiar a vida e legado do rabino. O evento foi divulgado pela imprensa, em um artigo escrito pelo rabino Michel Schlesinger, que conduziu o ato, e o cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, que também participou da cerimônia.

O ato também teve participação do sheikh Mohamad Al-Bukai, da Mesquita Brasil; do pastor Ariovaldo Ramos, presbítero da Congregação Cristã Reformada; da monja Coen Rōshi, primaz da Comunidade Zen Budista Zendo do Brasil; de mãe Carmen de Oxum e de Samantha Macedo, da comunidade Baha’i de São Paulo. O evento contou, também, com uma performance da cantora Nicole Borger.

Os participantes da Haskará trouxeram relatos sobre suas interações com o rabino Henry Sobel ao longo de sua vida, em encontros de militância pelos direitos humanos e de diálogo inter-religioso. 

“Eu cresci sob a ditadura. Eu vi meu pai ter que fugir, eu vi amigos do meu pai desaparecerem”, contou o pastor Ariovaldo Ramos, “eu o via com muita reverência — como aquele que tomou posição, que enfrentou a opressão, que deu voz a todos nós que não tínhamos condições de falar”.

Para a Monja Coen, a relevância que Sobel dava ao diálogo foi um de seus legados mais marcantes. “É importante que estejamos juntos na transformação político-social-econômica do mundo, e é o encontro inter-religioso que pode fazer isso, com o respeito pelas nossas múltiplas manifestações do sagrado”, afirmou Coen. 

Durante o ato, o áudio-livro “Meu caso com o rabino Sobel” foi lançado. Trata-se do primeiro produto elaborado pelo Projeto Henry Sobel, que pretende lançar futuramente um livro, um portal de referência sobre a vida, o trabalho e o legado de Sobel e um documentário longa-metragem sobre a vida do rabino.

Para conferir o encontro na íntegra, clique aqui. Você pode adquirir o áudio-livro “Meu caso com o rabino Sobel” gratuitamente clicando aqui.