Nos dias 23 e 31 de maio, as tnuot Avanhandava, Chazit e Colônia receberam atividades reflexivas e informativas sobre os últimos acontecimentos em Israel. Os encontros contaram com a participação dos futuros e atuais madrichim, mechanchim das tnuót, além da coordenadora da Juventude da CIP, Raizel Rechtman, e a rabina Tati Schagas. Como resultado dessas dinâmicas, a Juventude se mobilizou para trazer um material sobre o assunto para os educadores.

No primeiro encontro sobre a temática, um dos pontos abordados foi a maneira como os jovens buscam informações, e quais são as fontes que eles usam e confiam. Já na segunda atividade, abordamos pontos sobre a história de Jerusalém, construindo uma retrospectiva,  pontuando alguns dos possíveis fatores que levaram ao conflito atual até chegar no cessar fogo. Essas discussões trouxeram a vontade de construir um material com conteúdos que dialogassem com o que foi discutido nas duas atividades.

Depois de muita pesquisa, foi escolhido um material de base, escrito pelo Rabbi Greg Alexander, da comunidade reformista Temple Israel de Capetown Sudafrica. O texto traz 10 princípios que podem nos ajudar a pensar e responder aos eventos atuais. Além disso, a rabina Tati colaborou com outras reflexões que traduziam as discussões dos encontros com as tnuót.

Para a produção do PDF, tivemos a colaboração de envolvidos com as tnuót: o  Guizbar da Colônia, Daniel Serebrinic, traduziu o texto; a mechanechet da Colônia, Iris Kochen, fez a revisão do material; a estagiária da Juventude, Camila Chan, diagramou o documento.

Para acompanhar de perto os próximos passos das tnuót, siga-nos no Instagram: @juventudecip, @avatnua, @chazithanoarsp e @coloniadacip.