Na última semana, o MOV 20:35, departamento de Jovens Adultos da CIP, realizou a exibição e roda de conversa a partir do filme “Valsa com Bachir” para falar sobre os 40 anos depois da Guerra do Líbano. 

Os jovens adultos da comunidade CIP se encontraram para assistir “Valsa com Bashir” e trocar sobre o filme em uma roda de conversa mediada por mulheres com histórias atravessadas pela temática: Raphaella Adler Zolko, que trabalha com pessoas em situação de refúgio em São Paulo, Karina Stange Calandrin, que escreveu sua tese sobre Guerra do Líbano e Rabina Tamara Schagas, que atuou pelo direito dos refugiados e na luta contra deportação em Israel.

A conversa girou em torno dos temas: a história da política israelense e traumas geracionais nesta sociedade; as relações pessoais com Israel e significados de viver na diáspora; sobre judaísmos que, ao mesmo tempo, produziram uma educação que desumanizou os outros e são possibilidades de perspectiva sobre direitos humanos. Encerramos com o lembrete de não binarizar o debate e com mensagens de esperança para os dias atuais!

Para acompanhar de perto os próximos passos do MOV 20:35, siga no Instagram @mov.2035.