No último domingo, o MOV.LGBTQIA+ esteve presente no Picnic da Diversidade 2022, uma parceria com o Hineni da FISESP, o Gaavah do Instituto Brasil-Israel, o Moishe House e da Juventude da FISESP.

A iniciativa do departamento de Jovens Adultos da CIP fez parte de um dos maiores eventos da diversidade da comunidade judaica: um dia de celebração, diversão, música e reflexão no Parque do Povo em São Paulo.

Após uma introdução, a presidente da Na’amat Pioneiras contou sobre sua história com a organização e a centralidade da diversidade na história. O encontro teve como tema principal “o papel da mulher no judaísmo” e foi conduzido pela rabina Tamara Schagas. 

Ela teve um olhar questionador e provocador sobre o tema, trazendo uma comparação com o papel da masculino nos dias atuais no judaísmo e aprofundou na problemática de fazer esse recorte de gênero.

O modelo de conversa teve momentos de voz para as mulheres presentes, além de um momento da própria rabina trazendo suas experiências com uma profissão vista como masculina, traçando um paralelo com a parashá da semana. 

A importância da mulher nos eventos e nas lideranças comunitárias também foi muito comentada durante o diálogo, que foi finalizado com a leitura de um poema sobre as 4 espécies e a diversidade na sexualidade, seguido de um lanche coletivo. 

Para acompanhar de perto os próximos passos do MOV 20:35, siga no Instagram @mov.2035.