O Instituto pelo Diálogo promoveu um Encontro Intercultural de Celebrações no dia 08 de abril, quinta-feira. Guilherme Pasmanik, coordenador do MOV 20:35, representou a CIP e o judaísmo na conversa, explicando mais sobre Pêssach, suas tradições e valores.
Ao lado de Guilherme, a mesa foi composta por Mateus Izaan, representando as celebrações da Páscoa em diversos lugares do mundo; Nikita Kukreja, falando sobre o Holi indiano; e Nuryagdy Soyunov, representando o Nawruz, celebração dos povos da Ásia Central.
Com mais detalhes sobre a história e costumes de cada festa, a conversa possibilitou que os espectadores traçassem paralelos entre as celebrações — elas não só acontecem no mesmo período do ano, mas, por exemplo, possuem uma relação muito simbólica com a comida.
Guilherme explicou sobre a história de Pêssach e, principalmente, sobre os valores e a importância do sêder para que essa história siga sendo transmitida de geração em geração no judaísmo. Além disso, houve uma reflexão sobre como o chag é pertinente para desenvolver o nosso senso de empatia — assim como o povo judeu já sofreu em diversos momentos históricos, atualmente outros povos sofrem de outras maneiras.