Nota oficial 23/10/2025

São Paulo, 23 de outubro de 2025

Caros associados,


Diante da reportagem publicada ontem pela Revista Piauí, que apresenta alegações envolvendo o Rabino Ruben Sternschein, a Congregação Israelita Paulista (CIP), sem prejuízo da Nota Oficial anteriormente divulgada, entende ser oportuno prestar esclarecimentos adicionais à comunidade.


A CIP vem adotando, de forma responsável e transparente, medidas adequadas à gravidade do tema, entre elas o afastamento preventivo do rabino de suas funções e a condução de apuração independente por consultoria externa especializada, garantindo isenção e rigor na verificação dos fatos.


A instituição reafirma seu compromisso inegociável com a ética, a integridade e o respeito à dignidade de todas as pessoas. O Código de Ética e Conduta da CIP repudia qualquer forma de assédio ou discriminação e assegura o direito à escuta e à presunção de inocência, em consonância com os princípios do Estado de Direito e com os valores judaicos de verdade (emet) e justiça (tzedek).


A CIP mantém disponível, desde abril de 2025, um canal anônimo de denúncias, acessível em www.contatoseguro.com.br/cip, garantindo confidencialidade e segurança a todos os relatos.


Os serviços religiosos e atividades comunitárias seguem normalmente. No período de afastamento do Rabino Ruben Sternschein, todas as cerimônias serão realizadas pelo Rabino Dario Bialer ou Rav Natan Freller.


Seguimos firmes em nossa missão de promover uma vida judaica plena, pautada na fé, na ética e na união da nossa comunidade. Que este momento seja superado com serenidade, solidariedade e confiança — valores que sempre sustentaram a trajetória da CIP ao longo de suas nove décadas de história.

Com estima e confiança,
Laura Feldman, Presidente da Congregação Israelita Paulista, e Denise Antão, Presidente do Conselho da Congregação Israelita Paulista