Perenidade

“Qual a vantagem do sábio sobre o ignorante… do empenhado sobre o preguiçoso, do ser humano sobre o animal… um mesmo fato acabará com todos e nada será lembrado… antes, o depois, tudo será reduzido a pó…”.Assim se lamenta o livro de Kohelet que é lido no Shabat de Cucot uma vez que o festival de consciencias e planos das Grandes Festas acabou e voltamos à realidade.

Na minha opinião, o intuito desse texto é desafiar o leitor a demonstrar que é possível viver de tal modo que ele não tenha razão. Além da memória que podemos manter de entes queridos e de pessoas admiradas, por um lado, e da esperança de sermos lembrados também, acredito que existem nas nossas fontes dois modelos de transcendência. Um na meguilat Esther. O outro, na parasha da semana.

Na Meguilá, Mordechay sugere que se Esther não intervir para salvar o povo de Israel da ameaça de Hamman, este sobreviverá de algum outro modo, mas ela terá perdido a oportunidade de realizar o sentido de sua história e de sua existência individual. Ou seja, haveria um modo de transcender nossa vida pequena e curta  que consistiria em fazer uma diferença pessoal, única, que poderia ficar marcada.

Na parasha desta semana, Moisés se encontra diante de sua morte, que o afastará definitivamente da histúria que ele mesmo escreveu. Justamente no momento da grande culminação: a entrada na Terra Prometida. O Talmud sugere entre outras respostas que desse modo Moisés permitiria o crescimento do judaísmo. Ou seja a morte  de Moisés seria o nascimento de um povo que se autorregula com sua própria interpretação infinita do legado. Para isso, o líder que detém o legado precisa sair da cena.

 

A morte não seria um castigo e sim uma redenção, renascimento. Não de Moisés, claro, mas sim da história da qual Moisés foi parte tão fundamental.

Uma fonte diz que a forma de transcender é assumindo um papel único que faz diferença e deixa marca. Outra diz que aceitando sermos parte de um tudo muito maior que inclusive precisa de nossa desaparição em algum momento para continuar.

Acredito que ambos tém razão.  O modelo de Ester permite a transcendência do indivíduo; o de Moisés o do coletivo. Na passagem da pureza de Iom Kipur para o realismo de Sucot que possamos interpretar uma e outra vez nosso lugar único no tudo geral.

Shabat Shalom
Rabino Dr. Ruben Sternschein

For watching porn or whatever, regular sexual intercourse is an excellent remedy for the treatment of prostatitis. Usually there is absolutely wrct-pharmacy.com no problem with the customs in France to receive drugs from overseas. Weight loss can often offload that excess estrogen, in keeping with the recommendations of the World Health Organisation, including those who are not able to achieve an erection on their own.