O Podcast 5.8 inicia nesta semana um novo ciclo de conversas sobre o futuro do judaísmo. A série Pontes Judaicas estreou na última terça-feira (24) e, com os convidados Mayana Zatz e Rafael Stern, colocou em pauta a intersecção do judaísmo com a ciência.

Ao longo dos últimos meses, Laura Trachtenberg Hauser e Rogério Cukierman — hosts do programa — trouxeram diversos convidados para conversar e refletir a respeito da identidade judaica, refletindo múltiplas perspectivas e recortes. A série Identidade Judaica explorou como a identidade judaica interage com nossas trajetórias individuais, levando a experiências bastante distintas do que significa ser judeu no Brasil em 2020.

Após passar pelas questões identitárias, o podcast embarca em um novo ciclo. A série Pontes Judaicas pretende traçar paralelos entre o judaísmo e tópicos como ciência, direitos humanos, justiça, política, diálogo inter-religioso e muito mais.

Esse novo ciclo de conversas irá explorar a importância dessas pontes de diálogo para o judaísmo do futuro e o futuro do judaísmo, ao lado de convidados especiais. Os episódios do 5.8 vão ao ar quinzenalmente, às terças, e você pode escutá-los clicando aqui ou buscando por “5.8” no seu tocador de podcasts favorito

Podcast 5.8

Lançado no dia 1º de setembro, este programa desenvolvido pela CIP tem como foco o entendimento dos fatores que definirão a experiência judaica nas próximas décadas assim como a busca pelos mecanismos que possam enriquecer nossa vivência judaica. Procuramos criar um ambiente no qual o questionamento seja realmente valorizado, mesmo que ele nos faça rever antigas premissas e reconsiderar antigas certezas.  Visando atrair outras pessoas interessadas em explorar sua identidade judaica  e em pensar qual papel o judaísmo pode ter na sua vida, o projeto inclui ainda um grupo no Facebook,  que dá sequência aos debates iniciados nos episódios do podcast.