No próximo dia 9 de março, a CIP sediará um evento muito especial que vai discutir duas importantes políticas públicas educacionais no Brasil: a Lei de Cotas e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O evento, intitulado “10 anos de Lei de Cotas + 25 anos de ENEM”, também trará reflexões sobre o fazer judaico na área educacional. O debate começa às 19h30, mas haverá um café de boas-vindas a partir das 19h. A transmissão ao vivo será realizada pela página da CIP no Facebook e no YouTube. 

Para discutir esses temas tão relevantes, o evento contará com a presença de duas convidadas: Claudia Costin, especialista em políticas públicas e ex-secretária de Educação do Rio de Janeiro, e Larissa Calixto, gerente de finanças e diversidade no Ensina Brasil. A mediação do evento ficará por conta do rabino Dr. Ruben Sternschein, que irá guiar a discussão e trazer a perspectiva judaica para o debate.

O encontro contará ainda com a participação de membros do Cursinho Romã, uma iniciativa do MOV 20:35 da CIP, que busca democratizar o acesso à educação de qualidade para jovens em situação de vulnerabilidade social. O Romã tem uma trajetória de sucesso na formação de alunos que hoje ocupam espaços de destaque em diversas universidades públicas e privadas.

A Lei de Cotas foi criada em 2012 para garantir a inclusão de estudantes negros, indígenas e de escolas públicas nas universidades públicas brasileiras. Já o ENEM, criado em 1998, se tornou a principal forma de ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil. Essas políticas públicas são fundamentais para garantir a igualdade de oportunidades na educação, mas ainda há muitos desafios a serem enfrentados para que elas sejam efetivas e alcancem os objetivos a que se propõem.

Por isso, este evento é uma excelente oportunidade para refletir sobre essas questões e entender como podemos contribuir para a melhoria da educação em nosso país. Além disso, a perspectiva judaica pode nos trazer novas luzes sobre o tema e inspirar ações transformadoras na área educacional

Não perca essa oportunidade de participar de um debate tão importante e enriquecedor!