A primeira aula do curso “A criação do mundo: mexendo com argila, areia e com a sua cabeça”, com o rabino Rogério Cukierman e a arte educadora Karen Greif Amar, foi realizada na última segunda-feira (31).
Esse primeiro encontro foi desenvolvido a partir de parashat Bereshit, sobre a criação do mundo. Nos midrashim que lemos juntos, a criatividade rabínica deu novas dimensões ao texto bíblico: a Torá teria sido usada como a planta-baixa a partir da qual o mundo foi criado, Deus se preocupando que a humanidade tivesse humildade mesmo no relacionamento entre pessoas mais poderosas e as mais humildes, a terra usada para a criação do ser-humano tendo cores diversas e sendo retirada dos quatro cantos da terra.
No convite à resposta artística, conversamos sobre as dualidades identificadas, como luz/escuridão, céu/terra, vazio/cheio, masculino/feminino, entre outros. A partir dessas ideias, cada participante modelou, usando argila de diferentes cores, sua interpretação da ideia de que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança com terras dos quatro cantos do mundo.
O desafio foi pensar: como você, hoje, criaria um ser a partir da sua imagem?
A proposta desse curso é que, ao longo de 5 workshops presenciais, com diferentes linguagens dialogando entre si o estudo do texto e a mão na massa, todos trabalhem com materiais diversos. Usando itens como areia, argila, tinta, madeira e outros, cada participante terá a oportunidade de recriar o mundo à sua maneira.
O curso é presencial, com aulas às segundas-feiras, das 19h30 às 21h00. Ainda dá tempo de se inscrever para participar! Clique aqui para saber como.