O Teatro UOL do Shopping Higienópolis foi o palco, na segunda-feira, 3 de junho, de mais uma edição do Projeto Diálogos da Congregação Israelita Paulista (CIP), com o tema: “América Latina: tudo sobre o Lado A e o Lado B”. O evento reuniu os jornalistas Ariel Palácios, correspondente da GloboNews em Buenos Aires, e Petria Chaves, escritora e colunista da Rádio CBN, que conduziu o bate-papo.
Ariel abordou, de maneira rica e divertida, as histórias de monarcas, ditadores, presidentes e até mesmo líderes religiosos dos países vizinhos, especialmente as mais peculiares, narradas em seu mais recente livro: “América Latina Lado B: O Cringe, o Bizarro e o Esdrúxulo de Presidentes, Ditadores e Monarcas dos Vizinhos do Brasil”.
Os presentes no evento tiveram ainda a oportunidade de ouvir em primeira mão as impressões de Ariel Palácios sobre a recém-eleita presidente do México, Claudia Sheinbaum, que obteve uma ampla vitória nas urnas. Ela é judia e a primeira mulher a ocupar a presidência do país.
Palácios também comentou sobre o excêntrico presidente da Argentina, Javier Milei, destacando algumas bizarrices do líder argentino, como o fato de decidir a agenda presidencial por intermédio das cartas de tarô e a incrível adoração que tem por cães. Ele inclusive mandou esculpir os rostos de seus quatro cachorros clonados no tradicional bastão passado durante a cerimônia de posse.
O jornalista falou ainda sobre os 30 anos do atentado à AMIA, cujos responsáveis nunca foram detidos e cuja Justiça nem sequer descobriu como foi planejado, bem como sobre a morte suspeita do promotor Alberto Nisman, segundo ele digna de um filme de Hitchcock. No dia em que morreu, o promotor não estava acompanhado por nenhum dos seus dez seguranças. O governo argentino insistiu na tese de suicídio, mas dias depois precisou voltar atrás.
“Tivemos um encontro incrível com a oportunidade de ouvir o Ariel Palácios, um jornalista que nos trouxe tanta informação sobre presidentes, poder e sobre o que é a política na América Latina, tudo isso com muito bom humor e de uma maneira bem descontraída, assim como em seu novo livro, que é maravilhoso”, concluiu Petria Chaves.
Ao final do evento, foram sorteados vouchers para o restaurante Le Jazz, além de três exemplares do novo livro de Ariel Palácios, “América Latina: tudo sobre o Lado A e o Lado B”.
O Ciclo de Encontros Diálogos é uma realização do Ministério da Cultura e da Congregação Israelita Paulista (CIP) com o patrocínio de CSN, Alfa, Bemol, Itaú, Unigel, Banco Safra, GR, Rosset, SmartStorage, Mayekawa e Teleperformance.