O rabino Michel Schlesinger compôs a mesa do segundo Ciclo de Debates do Habonim Dror São Paulo no último domingo (13). A conversa abordou a importância da pluralidade no debate dentro da comunidade judaica. Ao lado do rabino estavam presentes o psicoterapeuta Ari Rehfeld e a crítica literária Noemi Jaffe, que contaram com mais de 50 espectadores pelo Zoom.

O encontro teve como objetivo responder algumas perguntas: por que temos nos isolado do que é diferente? Qual a importância do diálogo no judaísmo? Como manter aberto o canal de comunicação com o outro em tempos tão complexos? E como manter essa troca saudável e construtiva?

Para o rabino Michel, “vivemos, hoje, momentos extremamente desafiadores no que tange a pluralidade no mundo, no Brasil e também na comunidade judaica”. Ele afirma que, por sermos descendentes de uma tradição de debate e diálogo, carregamos a responsabilidade de seguir trabalhando para fortalecer uma comunidade diversa, inclusiva e plural.

“Existem alguns requisitos para que nos envolvamos no diálogo de forma profunda. O primeiro deles é a autoconfiança”, afirma o rabino, “precisamos estar seguros do que somos para que o outro não represente uma ameaça”.

Durante o encontro, o escritor israelense Amos Oz foi citado e, em sua fala, o rabino Michel destacou a constatação do autor de que o humor é uma poderosa ferramenta contra o fanatismo. “Nunca vi um fanático bem humorado e também nunca encontrei alguém bem humorado tornar-se um fanático”, afirmou Oz.