O rabino Michel Schlesinger e o chef Arieh Szafir, na última quarta-feira (24), apresentaram uma Aula Aberta da Escola Lafer especial de Purim! 

No encontro, o chef Arieh, boger da Avanhandava, desafiou os participantes a prepararem Hamantaschen em versões abrasileiradas em casa — enquanto auxiliava o rabino Michel no preparo dos doces. 

Além dos participantes que acompanharam a transmissão ao vivo nos canais da CIP, a aula contou com a interação, via Zoom, de várias famílias que fizeram suas próprias receitas de Hamantaschen em casa, e tiraram suas dúvidas em tempo real.

Em meio a muita interação e diversão, o chef Arieh e o rabino Michel trouxeram provocações sobre os significados da culinária no contexto de um chag como Purim. “A essência do Hamantasch não está nem no sabor, nem na estética, mas nesta corrente que se forma entre os judeus de várias gerações que celebram, juntos, esta festa” refletiu Arieh.

“É uma afetividade transmitida em um alimento que você sabe que seus antepassados também comeram na mesma época do ano”, ponderou o rabino Michel, “isso cria uma conexão muito mágica e especial. Me dá uma sensação de pertencimento, conexão e espiritualidade”.

Se você quiser conferir o encontro na íntegra — e ver o rabino Michel botando a mão na massa! — você pode assistir abaixo. Veja também a galeria de fotos com os Hamantaschen dos participantes.