O Ato Ecumênico Pela Vacinação Já!, transmitido no dia 21 de janeiro, foi idealizado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB SP e reuniu mais de 400 entidades em favor de uma vacinação imediata e gratuita para toda a população brasileira.

Compondo a mesa virtual ao lado de outras figuras de liderança religiosa, o rabino Ruben Sternschein reforçou a responsabilidade que devemos assumir, em sociedade, para que todas e todos tenham acesso à vacinação. “Existe um mito segundo o qual uma pessoa religiosa não deveria fazer absolutamente nada, apenas esperar que uma divindade o salve”, reflete o rabino, “qualquer verdade religiosa está muito longe disso. Nenhuma divindade substitui o ser humano — cada um de nós tem uma função, única e insubstituível, que precisa praticá-la”.

Em sua fala, o rabino Ruben frisou que a Bíblia, escritura que une cristãos, judeus e muçulmanos, começa com a criação do ser humano — antes de qualquer diferença de cor, orientação sexual, gênero ou qualquer ideologia política. “Por isso, a vacinação precisa ser para todos, ao mesmo tempo, e gratuita”, reforçou o rabino.

“A Torá termina com um simples mandamento: ‘escolha viver’”, apontou o rabino Ruben, “escolher a vida é o grand finale das sagradas escrituras. Nada é mais urgente do que cuidar da vida de todos. Qualquer distração é blasfêmia, é pecado e é assassinato”.

Você pode assistir ao ato na íntegra clicando aqui. O trecho do discurso do rabino Ruben está no nosso canal do YouTube, confira abaixo!