A CIP, a Academia Judaica e UJR realizaram um encontro de muita reflexão a respeito da questão Israel-Palestina no último domingo (19).
No evento “Da direita para a esquerda”, o rabino Shlomo Zagman foi entrevistado pelo rabino Ruben Sternschein após a exibição do documentário “Encounter Point”.
“Encounter Point” é um filme dirigido por Ronit Avni e Julia Bacha que retrata diferentes famílias que foram afetadas pela violência entre israelenses e palestinos. Neste documentário, a Just Vision, uma organização sem fins lucrativos, acompanha essas famílias por 16 meses, e o rabino Shlomo Zagman é um dos participantes.
Cerca de 30 pessoas estiveram presentes na CIP para assistir ao documentário, com direito a muita pipoca, bolo e sucos!
O rabino Ruben Sternschein e o chazan Ale Edelstein conduziram um serviço de Arvít após a exibição, e os presentes puderam prestigiar um momento de conexão espiritual antes do debate a respeito do filme.
Depois disso, o rabino Shlomo Zagman foi entrevistado pelo rabino Ruben Sternschein em uma conversa sobre sua trajetória política e os dilemas atuais em Israel. Shlomo foi um jovem ortodoxo nos assentamentos e, após passar por muitos processos, tornou-se um rabino reformista ativista pelos Direitos Humanos — no bate-papo, ele falou mais sobre como essa mudança aconteceu.
“A gente cresceu sem nem pensar que os árabes têm vidas inteiras, famílias inteiras, e que a realidade que eles vivem não é a mesma realidade que eu vivia. Não me interessava. A doutrinação ideológica é tão forte que você não vê”, afirmou o rabino Shlomo.
Confira o bate-papo na íntegra: