Para refletir sobre o período de Bein HaMetsarim, a CIP participou de duas transmissões ao vivo promovidas pelo Conselho Rabínico Reformista do Brasil, veiculadas nos canais digitais de todas as organizações que integram o Conselho.

Nos encontros “Ferramentas judaicas para lidar com o medo” e “Ferramentas judaicas para alavancar a esperança”, os rabinos Guershon Kwasniewski, Rogério Cukierman, Tati Schagas, Uri Lam, Joseph A. Edelheit, Lucca Myara, Ruben Sternschein e Sérgio Marguiles estiveram presentes.

No dia 27 de junho, 17 de Tamuz, os rabinos Guershon Kwasniewski, Rogério Cukierman, Tati Schagas e Uri Lam conduziram o bate-papo sobre medo.

“Ter medo pode ser uma ferramenta para ir em frente, mas também pode ser uma maldição se ele fizer com que congelemos — que fiquemos parados no lugar, com o coração endurecido”, afirma a rabina Tati.

Para a rabina, o principal desafio para lidar com o medo é tentar encontrar um equilíbrio entre o medo que nos abre possibilidades, e o medo que nos paralisa. O rabino Rogério complementa:

“Em parte, o medo vem da impressão de que estamos andando sozinhos pela ponte. A ideia de que a ponte é estreita faz com que a gente se sinta sozinho e tenha medo. Para não termos medo, a saída é perceber que podemos expandir a ponte. Parte desse esforço de expandir e construir alianças é o que permite com que a gente caminhe pelo mundo sem medo”, disse ele, remetendo à tradução literal de Bein HaMetsarim (“lugares estreitos”).

No dia 18 de julho, em Tishá BeAv (9 de Av), os rabinos rabinos Joseph A. Edelheit, Lucca Myara, Ruben Sternschein e Sérgio Marguiles conversaram sobre ferramentas judaicas para lidar com a esperança.

“O messias existe para não vir. Para ser sempre uma esperança inatingível, mas ao mesmo tempo provocativa o suficiente para que você tenha que fazer algo. Uma esperança que te empurra para um futuro melhor, mesmo que você saiba de antemão que nunca vai alcançar”, afirma o rabino Ruben.

A CIP também promoveu encontros de Bein HaMetsarim. Clicando aqui você pode acessar a playlist completa com toda a programação na íntegra!