Os rabinos Michel Schlesinger e Ruben Sternschein participaram de um webinar promovido por Arzenu e Mercaz, na quarta-feira, 8 de julho. A conversa foi transmitida para debater temas atuais sobre a sociedade israelense entre apoiadores da chapa “Israel Plural e Democrática”, que concorre nas eleições para o 38º Congresso Sionista Mundial.
Sobre a questão da anexação, o rabino Ruben abriu sua fala afirmando: “Nós acreditamos no judaísmo liberal, onde tudo é, sim, contestável. Nossos valores centrais focam na contestação, na crítica, na discussão“.
“O fato de estar escrito na Torá quais são os limites da Terra Prometida, ainda não diz que necessariamente nós estaríamos pecando por não ficarmos apenas nesses limites”, complementou o rabino. “É importante olharmos para a constelação atual. Seria um erro religioso levarmos apenas nosso direito à terra em consideração.”
Ainda nessa questão, o rabino Michel disse que a terra é sagrada, mas, mais sagrada do que a terra, para a tradição judaica é a busca de um consenso. “O judaísmo tem, por preferência, a busca pelo debate, pelo consenso, por uma decisão combinada, não imposta, entre as duas partes”, afirmou o rabino.
“Precisamos que não só a solução seja sagrada, mas que o caminho para alcançar essa solução também seja sagrado. E esse caminho é justamente de debate e negociação”, concluiu o rabino Michel.
Você pode conferir a conversa na íntegra clicando aqui.