Nessa semana lemos novamente a parashá Bereshit, que marca o início do ciclo anual de leitura da Torá. Esse é um momento profundo para as comunidades judaicas ao redor do mundo. Ela abre com a narrativa da criação apresentando não apenas as origens do mundo, mas, também as ideias fundamentais que informam a identidade e a ética judaicas. Este retorno anual ao texto serve como uma oportunidade para introspecção, crescimento e compreensão renovada de nossas responsabilidades como indivíduos e como comunidade.

O estudo da Torá é central para a vida e a tradição judaicas. Não é meramente um ato de leitura; é um envolvimento imersivo com textos sagrados que moldaram o pensamento, a lei e a cultura judaica ao longo de milênios. O ato de estudar a Torá encoraja os judeus a se aprofundarem nas camadas de significado embutidas em seus versos, estimulando discussões que podem ressoar com questões contemporâneas. Cada leitura pode gerar novos insights e reflexões, tornando o texto um diálogo vivo em vez de um relato estático do passado.

A prática de começar a Torá novamente a cada ano é uma metáfora poderosa para renovação e crescimento. Assim como as estações mudam e os ciclos da vida se repetem, o estudo da Torá também nos convida a reconsiderar nossas vidas e nossas escolhas. Cada ciclo traz uma nova perspectiva, encorajando-nos a encontrar relevância em ensinamentos antigos que abordam dilemas modernos. Este ritual anual serve como um lembrete de que o crescimento pessoal e comunitário é um processo contínuo.

Bereshit apresenta temas-chave que são relevantes para o auto aperfeiçoamento e desenvolvimento do caráter. A história da criação enfatiza a bondade inerente do mundo e o potencial da humanidade para a ação positiva. O desafio é cultivar essa bondade dentro de nós mesmos. Ao examinar as escolhas de figuras como Adam e Chavá, somos levados a refletir sobre nossas próprias decisões e as complexidades morais que enfrentamos diariamente. As narrativas nos encorajam a assumir a responsabilidade por nossas ações, promovendo esse senso de responsabilidade.

Além disso, o ato de estudar a Torá em ambientes comunitários reforça a importância do diálogo e de perspectivas diversas. Envolver-se com o texto ao lado de outros permite uma compreensão mais rica, pois diferentes interpretações e ideias são compartilhadas. Este estudo comunitário não apenas fortalece os laços entre os participantes, mas também destaca a responsabilidade coletiva do povo judeu de manter os padrões éticos e promover a justiça no mundo.

À medida que embarcamos nesta jornada anual pela Torá, somos lembrados da importância do aprendizado e crescimento contínuos. Cada parashá (porção da Torá) oferece lições únicas que podem nos guiar em nossas vidas diárias. Por exemplo, as histórias de rivalidade entre irmãos, a busca pela justiça e a importância da compaixão ressoam profundamente, nos incentivando a desenvolver nossos traços de caráter e a lutar por uma existência equilibrada. Em um mundo que muitas vezes parece caótico, a Torá serve como uma âncora, fornecendo orientação e uma bússola moral.

Concluindo, o estudo da Torá é essencial para os judeus, oferecendo uma estrutura para entender nosso lugar no mundo e nossos deveres para conosco e para com os outros. A natureza cíclica da leitura da Torá nos lembra que sempre há espaço para crescimento e novos insights. À medida que nos envolvemos com o texto, não estamos apenas explorando histórias antigas; estamos buscando ativamente maneiras de melhorar nosso caráter e contribuir positivamente para a sociedade. Cada leitura de Bereshit nos convida a começar de novo, encorajando-nos a lutar por uma compreensão mais profunda de nós mesmos e de nossos relacionamentos com os outros. Por meio dessa jornada contínua, podemos cultivar o equilíbrio e a sabedoria necessários para uma vida significativa.

Esse é o convite desta semana: continuar estudando a Torá de forma profunda, questionadora, fortalecendo nossas identidades, com valores e práticas que nos levem a uma vida com propósito e significado.

Chag Sameach e Shabat Shalom

Rav Natan Freller