Representantes da diretoria da Congregação Israelita Paulista participaram da emocionante viagem Hasseifá BaAretz, que ocorreu na primeira semana de maio. Organizada pela Federação Israelita de São Paulo e pelo Fundo Comunitário, representante oficial do Keren Hayesod na cidade, essa jornada foi um programa de integração comunitária e teve como objetivo fortalecer os laços entre os líderes voluntários e profissionais da comunidade judaica brasileira e o Estado de Israel. Além disso, buscou promover a qualificação e a atualização de conteúdos relevantes para o trabalho desses líderes. 

Na 12ª edição dessa viagem especial, tivemos a honra de ter a CIP representada com a participação da nossa presidente, Laura Feldman, do presidente do conselho, Mario Fleck, e da diretora de desenvolvimento institucional, Eve Pekelman. Durante esses dias intensos, eles tiveram a oportunidade de participar de diversos encontros, palestras e reflexões enriquecedoras.

Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Fisesp, destacou que a Hasseifá BaAretz proporciona aos participantes mais dúvidas do que certezas. Segundo Mario Fleck, presidente do conselho da CIP, essa experiência é fundamental para a integração de líderes e influenciadores comunitários, além de oferecer uma atualização em primeira mão sobre os acontecimentos e as personalidades que moldam o presente e o futuro da nação judaica por meio de Israel.

A presidente Laura Feldman resumiu a experiência com palavras emocionantes: “A abrangência de assuntos é ampla: reforma judicial, Netanyahu, haredim, conflito com os palestinos, acordo de Abraão, olim hadashim, exército, acolhimento a idosos, entre outros. As reflexões dessa viagem permanecerão em nossas mentes por muito tempo. É um enriquecimento inigualável e uma aproximação com ativistas comunitários maravilhosos que têm algo grandioso em comum: o amor por Eretz Israel e por nossa comunidade.”

Para Eve Pekelman, a participação na Hasseifá foi uma experiência inesquecível e enriquecedora. Ela descreveu essa vivência como uma imersão na cena israelense, junto a um grupo de líderes comunitários de São Paulo. Durante a viagem, puderam conhecer lugares e se encontrar com personalidades atuantes em Israel. Essa imersão permitiu um aprofundamento no conhecimento de diversas temáticas que compõem a agenda israelense, como política, sociedade, religião, economia, cultura e identidade. Eve ressalta que essa experiência é um aprendizado e uma bagagem pessoal valiosos, os quais serão compartilhados com todos, contribuindo para a construção de uma comunidade judaica mais forte.

Eve também destacou a importância da união da liderança judaica em torno dos acontecimentos em Israel, enfatizando que isso fortalece a comunidade na diáspora e auxilia no enfrentamento dos desafios da nossa realidade. Além disso, ela ressalta a visão de fortalecer Israel para o futuro do povo judeu.

Participaram dessa edição, além dos representantes da CIP, outros 36 dirigentes voluntários e profissionais da Fisesp, Naamat, ATID, Clube A Hebraica, Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, Comunidade Shalom, Fundação Arymax, Fundo Comunitário, Stand With Us e Colégio  Renascença.