Como será o novo normal? Como serão as Grandes Festas durante a pandemia do coronavírus? Quais cuidados tomar? O que deve vir pela frente? Para debater esses  temas relevantes, o rabino Michel Schlesinger,  da Congregação Israelita Paulista (CIP), recebeu o Dr. Jean GorinchteynSecretário de Saúde do Estado de São Paulo, para o evento online Dilemas Éticos, na segunda-feira, 10 de agosto.

Gorinchteyn, que assumiu a Secretaria da Saúde de SP no final de julho, abordou com muita clareza e objetividade os índices da pandemia,  a perspectiva para a  retomada das atividades,   a  segurança na saída para eventos,  a atuação do governo federal no combate a pandemia, bem como  a expectativa da vacina para o coronavírus.

Outro tema presente no debate foram as Grandes Festas Judaicas. “Assim como estamos fazendo com todos os nossos eventos desde o início da pandemia, a CIP fará as comemorações de Rosh Hashaná e Yom Kipur totalmente online. Nossos sócios e frequentadores receberão um link e poderão acompanhar todo o serviço na segurança de suas casas”, afirmou o rabino Michel. “Atitudes como esta mostram o quanto a CIP se preocupa com os seus associados e  com a coletividade. Como médico, eu sempre oriento que devemos não só preservar vidas, mas garantir a segurança das pessoas”, complementou o Dr. Jean.

“O Secretário da Saúde fez um apelo para que haja um pacto entre as autoridades de saúde e a população no enfrentamento da pandemia.  “Ainda não chegamos ao novo normal, estamos no meio da caminhada e as taxas ainda estão elevadas apesar da queda real no número de óbitos. Estamos progredindo de forma gradual e é importante que as medidas de segurança e distanciamento social continuem frequentes. É preciso evitar qualquer cenário de risco enquanto não tivermos a vacina”.

“O fator tempo trabalha muito contra a quarentena. As pessoas começam a se cansar e a desistir e é neste momento  que as medidas precisam ser reforçadae. Podemos comparar o momento atual com a situação de  um alpinista que faz muito esforço para chegar ao cume da montanha e se descuida na descida. Exatamente quando ele resolve descer de forma apressada e com menos cuidado é que os acidentes acontecem. O momento atual é desafiador, mas é preciso colocar a vida humana em primeiro lugar sempre. Ninguém consegue restituir a saúde uma vez perdida”, concluiu o rabino Michel.

Quem perdeu transmissão ao vivo que teve tradução em libras e contou com a participação do público via chat, pode conferir o evento no YouTube da CIP.

O evento Dilemas Éticos é uma  realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de: Itaú-Unibanco,  CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e apoio da Unibes Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura.