Atividades e convidados confirmados da Sala Rosa

Clique sobre os títulos e saiba mais.

18h30 | Arvit e Havdalá

Com participação do MOV 20:35

19h00 | A CIP & o mundo na construção do judaísmo do futuro

Com Mario Fleck, presidente da CIP, e rabinos Michel Schlesinger, Rogério Cukierman, Ruben Sternschein e Tamara Schagas.

20h00 | O Individual e o Coletivo na relação entre as Diásporas e Israel

Com Andrea Kulikovsky, Paulo Geiger e rabino Sergio Margulies.

Andrea Kulikovsky é Diretora Executiva da União do Judaísmo Reformista da América Latina, estudante de rabinato no Instituto Ibero-americano de Formação Rabínica Reformista, assistente do rabinato da Associação Religiosa Israelita – ARI do Rio de Janeiro e membro do Comitê Internacional de Juventude da World Union for Progressive Judaism.

Paulo Geiger nasceu no Rio de Janeiro, em 1935. Formou-se em design pela Escola Superior de Desenho Industrial, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É editor de obras de referência e trabalhou como editor executivo, entre outras, das enciclopédias Delta-Larousse, Delta universa, Barsa, Mirador internacional e, entre outros, dos dicionários Koogan-Larousse, Caldas Aulete, Aurelio, Aulete digital. É ainda tradutor do inglês e do hebraico, do qual verteu para o português obras de Amós Oz e David Grossman.

Sérgio Margulies tem formação em psicologia, mestrado, ordenação rabinica e Doctor in Divinity pelo Hebrew Union College, rabino da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro.

20h40 | Lutas antirracistas: alianças e interesses comunitários

Com Lia Vainer Schucman

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ativista antirracista e pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais . Autora dos livro “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” (Annablume 2014) e “Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor” (EDUFBA, 2018) .

21h20 | Educação Democrática e a transformação do mundo

Com Giuliana Mordente e Iaakov Hecht.

Giuliana Mordente é psicóloga (UFRJ) e pedagoga. Professora substituta da graduação em Psicologia UFRJ, Departamento de Psicologia Social. Mestre e doutoranda em Psicologia (bolsista CnPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Educação Transformadora pelo programa de Pós-Graduação da PUCRS. Professora da Escola-Israelita Brasileira Eliezer-Max. Atuação pelo IP/UFRJ com atendimentos clínicos de orientação psicanalítica e atendimentos em psicopedagogia. Integrou o Projeto Parcerias (UFRJ), no campo da Psicologia Jurídica, vinculado ao atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei e sua inserção no sistema de garantia de direitos. No campo da educação, atuou como educadora de diversos projetos focados em liderança comunitária de crianças e jovens (ONG Habonim Dror) e como coordenadora do Projeto de Formação de Educadores (Agência Judaica). Criou o projeto Andanças Educativas, baseado na visita de 30 escolas democráticas no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Psicologia Social (subárea: Jurídica e educacional), atuando principalmente nos seguintes temas: educação; direitos humanos, esquizoanálise; análise institucional, juventudes, psicanálise e educação democrática.

Iaakov Hecht é educador israelense e pioneiro mundial da educação democrática. Em 1987, ele fundou a primeira escola democrática do mundo. Depois disso, ele ajudou a fundar cerca de 30 escolas democráticas em Israel. Em 1993 ele convocou em Hadera a primeira IDEC – Conferência Internacional de Educação Democrática, uma conferência anual que continua conectando educadores, escolas e organizações. Isso levou ao surgimento de centenas de escolas democráticas em todo o mundo.

22h00 | Grande show musical com Tony Gordon

De uma família de músicos, Tony Gordon foi vencedor do The Voice Brasil 2019. Com seu timbre cativante, mostra toda sua versatilidade nos palcos cantando Soul, blues, jazz, além de clássicos de Beatles, Roberto Carlos e Tim Maia.

Tony Gordon não apenas enfatiza a importância da função do ‘crooner’ no embornal de nossa cultura, como reaviva e faz emergir a importância de seu pai, o cantor Dave Gordon, ‘crooner’ cuja importância ainda encontra-se elidida pela desmemória costumeira vigente em nosso país.

Com mais de 32 anos de carreira, aclamado em casas do Brasil e do mundo inteiro que enaltecem a música, Tony Gordon lança-se em uma desbravada aventura pelo Blues, Soul e Jazz ao reunir um repertório de músicas consagradas e rearranjá-las ao seu estilo característico.

Em 2019, sagrou-se vencedor da edição brasileira do programa The Voice Brasil, no qual apresentou sua versatilidade cantando desde clássicos dos Beatles, à composições nacionais de Roberto Carlos e Tim Maia. Aclamado pelo público, foi eleito campeão do programa com mais de 6 milhões de votos.

Composições que ganharam o mundo nas vozes dos maiores cantores de diversos estilos, convergem para o timbre cativante de Tony Gordon em um show dedicado à releituras de tirar o fôlego. Um momento que o próprio artista batizou de “Soul Grandpa”. Um “avô” do Jazz, relendo estilos cativantes em um show com muito peso. Essa versatilidade é Tony Gordon.

22h45 | Responsabilidade individual e coletiva na educação judaica. Uma perspectiva desde as fontes bíblicas e talmúdicas.

Com rabino Guershon Kwasniewski.

Rabino da SIBRA – Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência- desde 1996. Coordenador do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre desde 2014 e membro do grupo desde 1996. Membro fundador da World Union for Progressive Judaism Latin-America em 2009. Membro fundador do Conselho de Rabinos Reformistas do Brasil em 2014. Criador do Blog das Religiões do Jornal Zero Hora, escreve artigos para diversas revistas e jornais e é convidado para ministrar palestras em diversos âmbitos públicos e privados. Atualmente participa do International Fellows Program de KAICIID – King Abdullah Bin Abdulaziz International Centre for Interreligious and Intercultural Dialogue-, com estudos a distância e presencias em Viena, Áustria. Além da sua titulação de Rabino – com estudos em Argentina e Israel – é formado também em jornalismo.

23h25 | O individual e o coletivo nos kibutsim

Com Iri Kassel e Lila Veissid.

Iri Kassel, membro do Kibuts Hatzerim há 55 anos, foi educador e diretor do ensino fundamental e do ensino médio, secretário geral nacional do Movimento dos Escoteiros e sheliach aos movimentos juvenis sionistas nos EUA. Foi executivo-chefe do Movimento Reformista em Israel, foi diretor do Instituto de Herança de Ben Gurion e ultimamente terminou o mandato de presidente do Kibuts Hatzerim.

Rabina Lila Veissid, membro do Kibuts Hamaapil, foi ordenada ao rabinato pelo Hebrew College em Boston. Atualmente ela é rabina da região de Emek Chefer, pelo movimento reformista. 

00:05 | Pocket show de Chazanim da CIP e da Beth-El

Com Alexandre Schinazi, Marcelo Cohen, Ale Edelstein, Paola Picherzky, Tania Travassos, Alexandre Travassos, Marcio Besen, Daniel Szafran e Sabrina Shalom.

00h20 | Conselho Rabínico Reformista do Brasil: o que muda para rabinos e comunidades?

Com rabinos Guershon Kwasniewski, Lucca Myara, Sergio Margulies, Tati Schagas e Uri Lam.

Guershon Kwasniewski é rabino da SIBRA – Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência – desde 1996. Coordenador do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre desde 2014 e membro do grupo desde 1996. Membro fundador da World Union for Progressive Judaism Latin-America em 2009. Membro fundador do Conselho de Rabinos Reformistas do Brasil em 2014. Criador do Blog das Religiões do Jornal Zero Hora, escreve artigos para diversas revistas e jornais e é convidado para ministrar palestras em diversos âmbitos públicos e privados. Atualmente participa do International Fellows Program de KAICIID – King Abdullah Bin Abdulaziz International Centre for Interreligious and Intercultural Dialogue, com estudos a distância e presenciais em Viena, Áustria. Além da sua titulação de Rabino – com estudos em Argentina e Israel – é formado também em Jornalismo.

Lucca Myara é rabino formado pelo Jewish Theological Seminary (JTS), em Nova York. Além da ordenação rabínica, possui mestrado em Midrash (JTS) e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Encontra inspiração no pensamento rigoroso do Rambam e nos nigunim que abrem o coração da tradição chassídica. Para ele, a combinação dessas duas referências produzem uma tradição intelectualmente e emocionalmente vibrante. Acredita no espaço comunitário como o lugar onde a sabedoria da tradição se materializa, se enriquece e se renova. E esse espaço só existe pelo esforço e dedicação de cada um de seus membros, que percebem os seus destinos individuais entrelaçados com o destino coletivo do povo judeu. Desde 2020, ele tem a honra de servir à comunidade com o melhor pão de queijo e doce de leite do Brasil – a Congregação Israelita Mineira.

Sérgio Margulies tem formação em Psicologia, mestrado, ordenação rabinica e Doctor in Divinity pelo Hebrew Union College, é rabino da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro.

Tamara Schagas nasceu na Argentina e chega a São Paulo depois de quase duas décadas vivendo em Israel, onde cursou a graduação em Estudos Judaicos e o mestrado em Educação Judaica, ambos na Universidade Hebraica de Jerusalém. Antes de iniciar o curso de rabinato no Hebrew Union College de Jerusalém, a rabina Tati já estava vinculada ao mundo judaico liberal, tendo atuado como coordenadora de juventude e jovens adultos da World Union for Progressive Judaism (WUPJ), inicialmente para a América Latina, Espanha e Itália e, em seguida, para Israel. Sua experiência rabínica é bastante diversa e internacional, incluindo a comunidade Jueva Atid, em Barcelona, o Temple Israel, na Cidade do Cabo, e a comunidade Kol HaNeshama, em Jerusalém, onde coordenou as atividades de Justiça Social. Mais recentemente, atuou como Diretora-Assistente de Educação da organização “Rabinos pelos Direitos Humanos em Israel”. É rabina da CIP desde maio de 2021.

Uri Lam é psicólogo, mestre em Filosofia, filiado às organizações rabínicas Reformista e Jewish Renewal.

01h00 | Os estrangeiros que vivem dentro de mim

Com rabino Michel Schlesinger.

Formado em direito pela USP, é rabino da Congregação Israelita Paulista e representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso.

01h20 | O indivíduo e o coletivo na Meguilat Ruth

Com rabina Tamara Schagas.

Rabina da CIP desde maio de 2021, cursou a graduação em Estudos Judaicos e o mestrado em Educação Judaica, ambos na Universidade Hebraica de Jerusalém. Antes de iniciar o curso de rabinato no Hebrew Union College de Jerusalém, a rabina Tati já estava vinculada ao mundo judaico liberal, tendo atuado como coordenadora de juventude e jovens adultos da World Union for Progressive Judaism (WUPJ), inicialmente para a América Latina, Espanha e Itália e, em seguida, para Israel. Sua experiência rabínica é bastante diversa e internacional, incluindo a comunidade Jueva Atid, em Barcelona, o Temple Israel, na Cidade do Cabo, e a comunidade Kol HaNeshama, em Jerusalém, onde coordenou as atividades de Justiça Social. Mais recentemente, atuou como Diretora-Assistente de Educação da organização “Rabinos pelos Direitos Humanos em Israel”.

01h40 | Pocket show de Dança Israelense da CIP
01h55 | As minorias na tradição judaica

Com rabino Rogério Cukierman.

Rogério Cukierman chegou ao rabinato por caminhos ecléticos. Formado em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas, com mestrado em Economia pela Universidade de Tel Aviv, já trabalhou em banco de investimentos, jornal, consultoria estratégica e start-up de tecnologia. Durante sua formação rabínica, estudou no Hebrew Union College de Los Angeles (de onde recebeu um mestrado em Estudos Judaicos) e no Hebrew College em Boston (de onde recebeu sua ordenação rabínica e um mestrado em Educação Judaica). Nos Estados Unidos, foi diretor-executivo do Hillel da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, onde estruturou uma aliança de organizações judaicas para construir uma mikve e participou da fundação de um consórcio inter-religioso liberal. Em 2013 retornou ao Brasil, onde atuou como diretor da área judaica do Colégio I. L. Peretz em São Paulo e como coordenador-geral de Cultura Judaica da Escola Eliezer Max no Rio de Janeiro. É pai da Tali e do Yoni.

02h15 | É ético favorecer os mais próximos? A visão do Talmud e de Levinas

Com rabino Dr. Ruben Sternschein.

Ruben Sternschein assumiu o rabinato da CIP em janeiro de 2008, após tê-lo exercido por uma década, em Barcelona, onde fundou e dirigiu a primeira comunidade judaica liberal da Espanha, e em Jerusalém por 4 anos. É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e dissertou em dezenas de universidades ibero-americanas. É professor visitante e pesquisador associado na USP e na UNIFESP e coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC. Foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que desenvolveu o documento “Uma Ética Universal”. Lidera iniciativas civis religiosas antirracistas e em prol dos diretos humanos especialmente da população em situação de rua.

02h40 | Encerramento
02h50 | Pocket show de Dança Israelense da CIP