Atividades e convidados confirmados da Sala Roxa
Clique sobre os títulos e saiba mais.
18h30 | Arvit e Havdalá
Com participação do MOV 20:35
19h00 | A CIP & o mundo na construção do judaísmo do futuro
Com Mario Fleck, presidente da CIP, e rabinos Michel Schlesinger, Rogério Cukierman, Ruben Sternschein e Tamara Schagas.
20h00 | Novas formas de fazer parte
Com Benjamin Seroussi, Guilherme Pasmanik, Paula Fuks Bueno e Rebeka Anbinder.
Benjamin Seroussi é diretor executivo da Casa do Povo, instituição cultural sediada no bairro de Bom Retiro, em São Paulo. Participa desde 2012 do seu processo de retomada. Atua em outros produtos como curador, editor e gestor cultural.
Guilherme Pasmanik é professor de Matemática e coordenador do MOV 20:35. Cursava Engenharia da Computação na Universidade de São Paulo enquanto foi desenvolvendo sua paixão por educação e educação judaica ao atuar como voluntário e profissional da Congregação Israelita Paulista (CIP).
Paula Fuks tem 24 anos, é psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e é o mais nova membro da Moishe House São Paulo.
Trabalha como coordenadora do coletivo Jovens Sem Fronteiras, é morá de Cultura Judaica e dá aulas de dança folclórica israelense. Atualmente é diretora institucional de um dos programas do Masa, da empresa Innovation Experience, chamado Programa Discover.
Rebeka Anbinder cursava nutrição (Centro Universitário São Camilo) quando se viu envolvida em processos educativos com crianças pequenas. Após anos de movimento juvenil, se viu novamente encantada pela potência que existe na educação. Ao concluir o curso, especializou-se em Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP). Hoje é também graduada em Pedagogia (Centro Universitário SENAC) e está cursando o mestrado em Educação com especialização em Educação Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Há mais de 10 anos atuando no campo, especialmente na Congregação Israelita Paulista, busca construir ambientes estimulantes e seguros para as crianças construírem e ampliarem sua identidade judaica. Como educadora, busca sempre estudar e refletir sobre as suas próprias práticas partindo do pressuposto de que as soluções e teorias são provisórias e podem ser revisitadas, modificadas e reconstruídas. Tudo isso sempre é permeado de muita afetividade, acolhimento e ludicidade.
21h20 | Educação Democrática e a transformação do mundo
Com Giuliana Mordente e Iaakov Hecht.
Giuliana Mordente é psicóloga (UFRJ) e pedagoga. Professora substituta da graduação em Psicologia UFRJ, Departamento de Psicologia Social. Mestre e doutoranda em Psicologia (bolsista CnPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Educação Transformadora pelo programa de Pós-Graduação da PUCRS. Professora da Escola-Israelita Brasileira Eliezer-Max. Atuação pelo IP/UFRJ com atendimentos clínicos de orientação psicanalítica e atendimentos em psicopedagogia. Integrou o Projeto Parcerias (UFRJ), no campo da Psicologia Jurídica, vinculado ao atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei e sua inserção no sistema de garantia de direitos. No campo da educação, atuou como educadora de diversos projetos focados em liderança comunitária de crianças e jovens (ONG Habonim Dror) e como coordenadora do Projeto de Formação de Educadores (Agência Judaica). Criou o projeto Andanças Educativas, baseado na visita de 30 escolas democráticas no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Psicologia Social (subárea: Jurídica e educacional), atuando principalmente nos seguintes temas: educação; direitos humanos, esquizoanálise; análise institucional, juventudes, psicanálise e educação democrática.
Iaakov Hecht é educador israelense e pioneiro mundial da educação democrática. Em 1987, ele fundou a primeira escola democrática do mundo. Depois disso, ele ajudou a fundar cerca de 30 escolas democráticas em Israel. Em 1993 ele convocou em Hadera a primeira IDEC – Conferência Internacional de Educação Democrática, uma conferência anual que continua conectando educadores, escolas e organizações. Isso levou ao surgimento de centenas de escolas democráticas em todo o mundo.
22h00 | Grande show musical com Tony Gordon
22h45 | Conservadores e Reformistas: "opostos que se distraem" ou "dispostos que se atraem"?
Com rabino Ariel Kleiner, Daniel Weiss Vilhordo, Mirko Lebl e rabino Sergio Margulies.
Ariel Kleiner foi diretor executivo no Masorti Amlat e rabino na NCI (Uruguai) e Comunidade Shalom (São Paulo). Hoje leciona no colégio Alef Peretz, é coach e rabino.
Daniel Weiss Vilhordo: médico, professor universitário, presidente da União do Judaísmo Reformista da América Latina, presidente da sinagoga SIBRA de Porto Alegre, Vice-Presidente do Conselho Geral das Entidades da Federação Israelita do Rio Grande do Sul.
Mirko Lebl é presidente do Conselho da Comunidade Shalom, vice-presidente e representante da “Região Atlântica” (Brasil, Paraguai e Uruguai) no Board de Masorti AmLat e membro do Board de Masorti Olami.
Sérgio Margulies tem formação em Psicologia, mestrado, ordenação rabinica e Doctor in Divinity pelo Hebrew Union College, é rabino da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro.
00h05 | Pocket show de Chazanim da CIP e da Beth-El
Com Alexandre Schinazi, Marcelo Cohen, Ale Edelstein, Paola Picherzky, Tania Travassos, Alexandre Travassos, Marcio Besen, Daniel Szafran e Sabrina Shalom.
00h20 | O lugar das fontes do judaísmo do futuro
Com rabina Luciana Pajecki Lederman, Laura Trachtenberg Hauser e rabino Rogério Cukierman.
Formada em Direito pela PUC-SP, a Rabina Luciana Pajecki Lederman cursou dois anos de Psicologia na USP-SP antes de conseguir realizar o seu sonho de estudar para o rabinato. Em maio de 2005 ela foi ordenada pelo Jewish Theological Seminary de Nova York, tornando-se a segunda rabina brasileira, a primeira a voltar para servir sua comunidade natal. Durante seus estudos, Luciana recebeu diversos prêmios acadêmicos, tais como Rubenovitz Prize in Jewish Theology, Stephen Henry Shefrin Memorial Prize, Cyrus Adler Prize, Rabbi Gelb Memorial Prize in Talmud, e Bernard and Sydell Citron Scholastic Prize. Nos anos em que viveu nos Estados Unidos, ela trabalhou, entre outras, como chaplain no Hebrew Home for the Aged e Beth Israel Hospital, e dando aulas de Talmud e Introdução ao Judaísmo no Jewish Community Center de Manhattan.
Laura é graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle. Possui curso de extensão universitária em “Tecnologia de Mercado na Era Digital” pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel. Ou seja, bastante nerd e com pouca vida social. Apaixonada por cultura e arte, em especial a literatura e quadrinhos, definida como “a louca dos livros” por alguns. Para o azar dos vizinhos, toca violão e ukulele (relativamente bem, segundo sua mãe judia). Hoje é sócia da Supernova, empresa especializada em estratégias de aprendizagem, inovação, elaboração de conteúdo e curadoria (o que só potencializou a premissa da antissociabilidade). É co-host do Podcast 5.8, da CIP. Foi assessora do Consulado Geral de Israel em São Paulo, assistente de coordenação das Atividades Culturais do Mémorial de la Shoah de Paris. Em outras palavras: oy vey.
Rogério Cukierman chegou ao rabinato por caminhos ecléticos. Formado em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas, com mestrado em Economia pela Universidade de Tel Aviv, já trabalhou em banco de investimentos, jornal, consultoria estratégica e start-up de tecnologia. Durante sua formação rabínica, estudou no Hebrew Union College de Los Angeles (de onde recebeu um mestrado em Estudos Judaicos) e no Hebrew College em Boston (de onde recebeu sua ordenação rabínica e um mestrado em Educação Judaica). Nos Estados Unidos, foi diretor-executivo do Hillel da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, onde estruturou uma aliança de organizações judaicas para construir uma mikve e participou da fundação de um consórcio inter-religioso liberal. Em 2013 retornou ao Brasil, onde atuou como diretor da área judaica do Colégio I. L. Peretz em São Paulo e como coordenador-geral de Cultura Judaica da Escola Eliezer Max no Rio de Janeiro. É pai da Tali e do Yoni.
01h40 | Pocket show de Dança Israelense da CIP
01h55 | Cristãos Novos ou Judeus Antigos?
Com rabino Natan Freller e Fabio Fonseca.
Natan Freller participou ativamente das atividades da CIP e hoje é rabino da Congregação Etz Haim, em Arlington, Virgínia. Fez intercâmbio por duas vezes ao Brasil pela Kulanu – organização que trabalha com as comunidades emergentes.
Fabio Fonseca é policial federal, mora em Maceió, mas é nascido no Rio Grande do Norte, onde é membro do CIRN (Centro Israelita do RN).