Concurso de maquetes de sucá da CIP | Regulamento completo
Regulamento | Concurso de maquetes de sucá da CIP
O que é o projeto?
O concurso de maquetes de Sucót é destinado a toda comunidade judaica de São Paulo. O projeto visa promover a cultura judaica através de uma forma diferente de expressão artística: a construção de maquetes, que remetam aos valores e tradições da festa de Sucot.
O que é a CIP e por que promover um concurso cultural?
A Congregação Israelita Paulista (CIP) em 2024 completa 88 anos de atuação não só na comunidade judaica de São Paulo, como também em todo o Brasil. Em suas bases, tem como missão contínua tornar cada vez mais presente as tradições do judaísmo, cultivando os princípios judaico-liberais na vida cotidiana de cada um de seus congregados.
Transmitir aos participantes a integração entre o judaísmo e o cotidiano na diáspora é uma busca constante.
Um concurso cultural com temas atuais correlacionados com o judaísmo é uma das formas de conciliar o presente com as tradições e ainda apontar a presença dos valores judaicos no dia a dia das pessoas. A ampla cultura judaica e a grande quantidade de judeus envolvidos com a arte também são conhecidas mundialmente, reforçando a ideia de incentivar um concurso cultural.
Concurso de Maquetes de Sucót
As informações detalhadas encontram-se no regulamento abaixo.
Boa sorte!
1 – O tema
O tema é “Sucá Heroínas e Heróis – celebrando a coragem e a esperança”.
Em tempos de Sucot, quando relembramos a travessia pelo deserto e a fragilidade humana, a “Sucá Heroínas e Heróis” nos convida a homenagear aqueles(as) que, em meio às adversidades, aparecem como faróis de coragem e esperança. O concurso deste ano propõe uma homenagem àqueles(as) que, com sua presença e ações inspiradoras, transformaram o mundo ao seu redor, ajudando a reconstruir vidas e comunidades.
Nesta proposta, os participantes são desafiados a criar maquetes que remetem a figuras históricas, líderes comunitários ou até mesmo heróis e heroínas anônimas que trouxeram esperança e luz em tempos sombrios, assim como as sucot nos lembram da proteção divina durante um período de fragilidade, no êxodo do Egito.
A proposta é explorar os seguintes aspectos:
- O que te inspira? Quais movimentos e ações te tocam? O que é o heroísmo da vida real?
- Quem são essas pessoas? Onde vivem e quais são suas histórias? O que as torna verdadeiramente heróicas?
- Quais são suas forças e fragilidades? Como esses elementos podem ser representados em uma maquete?
Seja criativo(a) na escolha dos elementos para sua maquete. Pense em como usar cores, luzes, formas e imagens para capturar a essência desses heróis e heroínas. Considere integrar fotografias, frases e palavras que transmitam suas histórias de coragem e esperança. O objetivo é criar uma sucá que não só homenageie essas figuras inspiradoras, mas também nos lembre da beleza da humanidade e do poder da reconstrução.
O tema também se trata de uma tentativa interdisciplinar que, do ponto de vista educativo, permite integrar o universo judaico com conteúdos relacionados à sociologia, história, biologia, geopolítica e matemática.
2 – Sobre o concurso
- O concurso cultural “Sucót – heroínas e heróis” promovido pela Congregação Israelita Paulista (CIP), organização não governamental constituída sob a forma de associação sem fins lucrativos e inscrita no CNPJ sob o no 060766060/0001-41, com sede na rua Antônio Carlos, CEP 01309-11, São Paulo – SP, doravante denominado simplesmente PROMOTOR ou CIP.
- O concurso cultural “Sucót – heroínas e heróis” doravante denominado simplesmente CONCURSO, tem caráter exclusivamente cultural, não subordinado a qualquer modalidade álea ou pagamento pelos participantes, nem à vinculação deste ou dos participantes à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, conforme art. 3o da Lei 5.768, de 20/12/71 e o art. 30 do Decreto 70.951, de 09/08/72;
- O concurso tem como objetivo incentivar a cultura judaica através da festa (chag) de Sucót, além de trabalhar valores sociais presentes no judaísmo e propiciar a relação e a reflexão com temas contemporâneos.
- O concurso pretende mostrar diferentes visões, iniciativas e ideias da cultura judaica por meio da exposição coletiva das maquetes produzidas.
- O concurso é aberto à participação voluntária e gratuita de qualquer pessoa residente e domiciliada em São Paulo.
- Todos os custos envolvidos na confecção e transporte da Sucá é de total responsabilidade do participante.
3- Inscrição
- A inscrição no presente concurso é gratuita e caracterizada pela entrega da maquete no 3o andar da CIP, até o dia 15/10/2024, das 9 às 18h, no horário de Brasília (exceto nos dias de iom tov) mediante prévia pré-inscrição com o preenchimento de formulário online presente neste link.
- A inscrição será concluída no momento da entrega da maquete, pessoalmente, na sede da CIP. Nenhum dado pessoal pode aparecer na maquete e todas as informações ficarão em uma ficha à parte para garantir a imparcialidade do julgamento. O envelope com os dados de inscrição e a maquete receberão uma etiqueta com um número.
- Os participantes só poderão inscrever trabalhos de sua autoria, estando o promotor isento de qualquer responsabilidade sobre a utilização indevida de todo ou qualquer bem de titularidade de terceiros, protegido pela legislação de direitos autorais.
- Não serão aceitas inscrições de trabalhos que contenham conteúdos de desrespeito ao próximo ou qualquer si no tuação que viole as leis brasileiras, os direitos humanos e os bons costumes.
- A omissão de qualquer uma das informações obrigatórias fará a maquete ser desclassificada.
- A inclusão de qualquer identificação, informação ou referência que possa indicar a identidade do participante fará a maquete ser desclassificada.
- As inscrições que não estejam de acordo com todos os itens deste regulamento serão invalidadas, e a maquete automaticamente não participará do concurso.
4 – Regras para a produção
- Para a produção da maquete, os interessados deverão se basear no tema: “Sucót heroínas e heróis” e cada participante poderá concorrer com a produção de até duas (2) maquetes.
- As maquetes deverão ter no máximo as seguintes dimensões:
– base: 30 cm x 30 cm (30 cm de largura e 30 cm de comprimento/profundidade)
– altura: 30 cm
Medidas menores das acima descritas serão aceitas normalmente.
Não serão aceitas maquetes com dimensões maiores das acima descritas.
- Todos os componentes da maquete deverão estar devidamente presos, de modo que o promotor não se responsabilize por qualquer objeto que se solte ou perca ao longo do tempo em que a maquete estará sob sua responsabilidade.
- Seguindo as regras para a construção de uma sucá, a maquete deverá conter:
– no mínimo três (3) paredes (fechamentos laterais);
– cobertura de material vegetal, tanto para a sustentação/ apoio do fechamento (estrutura), quanto para o material da cobertura propriamente dita; não poderá haver nenhum material artificial em nenhum item da cobertura.
- A entrega da maquete (inscrição) implica na autorização para sua eventual publicação e/ou divulgação por parte dos instituidores.
- As maquetes serão expostas na sede do promotor no período de 16/10 a 24/10/2024. A inscrição no concurso autoriza a exposição do trabalho durante esse período, com a possibilidade de ser prorrogado.
5 – Critérios
O critério para a escolha das três melhores maquetes levará em consideração os seguintes quesitos:
- entrega da maquete dentro do período válido para a participação do concurso;
- originalidade e criatividade;
iii. estética e acabamento;
- relação maquete X tema proposto;
- estar dentro das dimensões máximas informadas e seguir as regras descritas no item 4, além de observar todos os itens deste regulamento.
A seleção dos vencedores (primeiro, segundo e terceiro lugar) será feita por uma comissão julgadora formada por cinco (5) membros entre educadores, rabinos, diretores e colaboradores da CIP.
6 – Premiação
O resultado do concurso e a premiação serão anunciados na festa de Simchá Torá da CIP, no dia 24/10.
1º lugar – Alexa Echo Show 10
2º lugar – CitiZ Preta & Aeroccino3 – Nespresso
3º lugar – Fone de Ouvido Bluethooth JBL Tune 770 NC
7 – Devolução das maquetes
As maquetes deverão ser retiradas pelos concorrentes até o dia 31/10. Após essa data não será mais possível a reivindicação da devolução das obras, de modo que, após este período, o promotor não se responsabiliza pela conservação das maquetes.