Na última terça-feira (29/10), as tnuot de São Paulo se reuniram na CAJU para uma conversa e um momento de reflexão com o historiador, apresentador do podcast “Do lado esquerdo do muro” e colaborador do IBI, João Miragaya.

Como um momento inicial, João propôs uma dinâmica que falava sobre Israel. Nessa dinâmica, ele trouxe expressões artísticas de mais de 10 anos atrás, que foram solicitadas para teorizar como seria o futuro de Israel, ou seja, quando o país fizesse 100 anos. Os madrichim das tnuot puderam analisar cada uma, e selecionar uma que se identificavam mais.

Após isso, puderam ter uma roda de conversa onde falaram como se sentem após o 7 de outubro, e qual o papel deles como madrichim e judeus na diáspora de hoje. João falou sobre alguns fatos também após o início da guerra, e as trocas e aprendizados vieram de todos os lados. Além das tnuot do casa (Avanhandava, Colônia da CIP e Chazit Hanoar), as tnuot Hashomer Hatzair e Habonim Dror também estiveram presentes.

Queremos agradecer ao João, por ter vindo conversar com nossos madrichim, e abrir esse espaço para que eles pudessem se abrir. Nossos jovens, como futuros líderes da comunidade, também viram como muito importante essa oportunidade de se capacitar.

Fiquem ligados no Instagram da Juventude e das tnuot (@juventudecip, @avatnua, @chazithanoarsp, @coloniadacip) para saber mais!