O nosso Ticun de Shavuot, realizado no dia 27 de maio, se iniciou com um serviço de Arvít no sábado. Foi uma cerimônia ministrada pelas lideranças das tnuot junto com o rabino Rogério Cukierman e o Coordenador de Culto da CIP, Daniel Ávila. As rezas foram musicadas com temas usados pelas tnuot em suas peulot. Após o serviço, houve uma Havdalá que marcou o fim do shabat e o início do Ticun, com grande presença dos jovens da nossa comunidade.

Os jovens adultos também participaram de algumas atividades que foram um sucesso! Entre elas, o Cinedebate com exibição e conversa sobre o filme “Tel Aviv em Chamas” se destacou. O filme conta a história de Salam, um jovem palestino ambicioso e sonhador que torna-se um escritor de novela de maneira ocasional, após um encontro casual com um soldado de Israel. Após a exibição do filme, houve um debate mediado por Raphaella Adler. Ela abriu a conversa explorando os usos do humor para abordar temas delicados, e como o humor pode trazer leveza, sensibilidade e alteridade. Questionamentos sobre a existência de limites do tempo, quem o usa e quando, foram pertinentes e bem presentes durante o debate. Como o conflito é um tema difícil e desgastante, a cultura e o humor parecem ser um caminho possível de aproximação e diálogo. 

Logo depois desse rico debate, a oficina de Masterchef, ministrada pelo chef Felipe Kaizer com sua receita própria começou, ensinando como fazer Manakish e Zaatar. O chef Felipe Kaizer escolheu uma receita da Jordânia, lugar onde Ruth, personagem da Meguilat Ruth (lida em Shavuot), nasceu. A receita também leva queijo, que é uma das comidas tradicionais de Shavuot. Por mais que a oficina tenha sido organizada por jovens adultos, foi possível observar o momento de integração entre os demais públicos da comunidade, a leveza e também as trocas que puderam ter com esse momento mão na massa!

O Ticun foi um espaço muito importante de integração e reflexão para os jovens adultos e a juventude da nossa comunidade. Para acompanhar os próximos passos tanto do MOV quanto da Juventude, é só segui-los no Instagram (@juventudecip e @mov.2035).