Depois de enfrentarmos o amargo de Tishá BeAv, lembrando que o ódio só nos leva à destruição, passamos pelo doce Tu BeAv, celebrando o poder de cura e construção do amor. Para a ocasião, o rabino Ruben Sternschein e a psicóloga Raizel Rechtman se uniram para apresentar um programa especial!

A transmissão foi na terça-feira, 04, e contou com diversos depoimentos, contação de histórias, uma atração musical e muita emoção. “Vivemos em uma sociedade onde o amor é permeado por vários preconceitos”, afirmou Raizel, “nosso objetivo principal, hoje, é reafirmar a legitimidade de todas as formas de amor”.

Os depoimentos trazidos abordaram as mais variadas histórias, sob a perspectiva de diversos tipos de manifestação de afeto — todas unidas por uma característica em comum: o amor como grande agente transformador na vida e nas relações entre as pessoas.

“Na Torá, os três ‘mandamentos’ do amor são: amar a Deus, amar ao próximo e amar o estrangeiro”, refletiu o rabino Ruben com base nas histórias, “o amor precisa ultrapassar as barreiras do narcisismo, do indivíduo e da sociedade”.

Para iniciar o programa, o disparador foi o um conto narrado por Andi Rubinstein, falando sobre o amor romântico que vence barreiras! Além do amor entre casais, vimos depoimentos sobre o amor em família, entre irmãos, e entre mãe e filho. Entre os depoimentos, vimos também a apresentação do grupo MOV LGBTQIA+, do Departamento de Jovens Adultos da CIP, com uma linda apresentação musical sobre o direito de amar e ser amado.

O programa contou muitos comentários dos espectadores, que se comoveram e foram tocados pelas narrativas. “Parabéns pela escolha das histórias compartilhadas e por toda a reflexão que eles sugerem!”, parabenizou Eliane Ribeiro, que acompanhava a transmissão. “Que programa lindo! Quanta delicadeza, beleza, amor! Parabéns pela criatividade e sensibilidade ao trazer tantas facetas importantes do amor! Emocionante”, comentou Lúcia Korkes.

Não pôde assistir ao vivo? O programa está disponível na íntegra no canal da CIP no YouTube, e você pode assistir clicando aqui!