O Ministério da Cidadania, o KKL Brasil e a CIP realizam na terça-feira, dia 19 de novembro, às 20h, no Auditório da  CIP, (Rua Antônio Carlos, 653) mais uma edição do Cine Debate.  Teremos a exibição do documentário “O Maestro – Em Busca da Última Música”, seguida de um bate-papo com as presenças do maestro italiano Francesco Lotoro, do diretor  Alexandre Valenti, e do presidente do KKL BrasilEduardo El Kobbi.

Há 30 anos o maestro Francesco Lotoro dedica-se a missão de resgatar e apresentar esse patrimônio musical ao mundo. Lotoro catalogou cerca de 1,6 mil compositores e transcreveu mais de 8 mil obras musicais. O acervo conservado em sua casa na pequena cidade de Barletta, no sul da Itália, reúne óperas, operetas, música sinfônica, lírica, jazz, até canções populares, cantigas e paródias e será transformado pelo governo italiano na “Cittadella Della Musica Concentracionalle”, um Centro Cultural com teatro, cinema e biblioteca e tratará apenas de músicas concentracionais.

Lotoro  estará no Brasil, para o Concerto, que leva o mesmo nome do premiado documentário, e acontecerá no dia 21 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, dirigido pelo Maestro Lottoro e  executado pela Orquestra Jazz Sinfônica, reunindo músicas compostas e recuperadas dos campos de concentração. O evento, que acontece por iniciativa do KKL Brasil, marcará a abertura das comemorações dos 75 da libertação dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial e contará com a participação especial do Maestro João Carlos Martins.

O Cine Debate conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio de Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia e Rosset.