No último domingo (09), cerca de 50 pessoas lotaram o salão Steinbruch da CIP para confraternizar e refletir em comunidade sobre a festa de Tu BiShvat. A atividade fez parte da programação do grupo Shirat Miriam para 2020, com apoio do Keren Kayemet LeIsrael (KKL, Fundo Nacional Judaico).

Essa foi a quinta edição do sêder comunitário, que foi conduzido pelo rabino Dr. Ruben Sternschein. “Hoje nós vamos reivindicar e recriar um sêder criado pela mística judaica, no século XVI, em Tzfat. Esse sêder falava de diversas dimensões de existências e características pessoais que estão representadas nas frutas. Essas singularidades se revelam ao indivíduo em comunidade”, conta o rabino. Ao longo da noite, foram propostas reflexões sobre as formas de se relacionar com o judaísmo e com a natureza, a partir de poesias, canções, trechos da liturgia judaica e outras fontes. 

Cada participante contribuiu com algum prato ou bebida para o jantar comunitário. A voluntária Ruth Bohn, do grupo Shirat Miriam, explica que a proposta do grupo é trazer vivências religiosas para a comunidade ao longo de todo o ano, e não só nas festas tradicionalmente mais conhecidas. “O Tu BiShvat é muito inserido no contexto atual. É bonito, importante. Faz parte da nossa vida a sustentabilidade, o cuidado com o verde”, diz.