Na semana passada aconteceram as primeiras aulas do curso Ulpan CIP para madrichim. O programa é uma parceria entre Escola Lafer e a Juventude da CIP, e as aulas são subsidiadas pela Organização Sionista Mundial (WZO). O objetivo desse projeto-piloto é ensinar a língua hebraica para educadores da CIP e de outras tnuot, a fim de estreitar os laços dos madrichim com Israel e reafirmar a importância do sionismo. 

Dentro do curso os alunos são divididos em duas turmas. A primeira é para madrichim pré-Shnat, que trabalha a língua no nível básico e prepara para a comunicação em Israel. Já a segunda é para pós-Shnat, que exercita por meio da conversação em hebraico a manutenção e fortalecimento  da conexão com Israel.

Ambas turmas fazem uso da estrutura pedagógica do Ulpan Brasil, que mimetizam situações que os alunos podem vivenciar em Israel. Além disso, ao final de cada curso, os alunos irão receber um Certificado de Conclusão, elaborado pela WZO.

A madrichá da Avanhandava Noa Pecora Cohen participou da aula de conversação e comentou que curtiu muito! Ela disse que mesmo já tendo uma base da língua, queria continuar se aperfeiçoando, principalmente após ter feito o Shnat em 2020, e se encontrou no Ulpan CIP para madrichim.  

Para acompanhar de perto os próximos passos das tnuot, siga no Instagram @juventudecip, @avatnua, @chazithanoarsp e @coloniadacip.