Na última quinta-feira, 28 de novembro, a Congregação Israelita Paulista (CIP) promoveu uma noite de debates e conteúdos diferenciados para associados, convidados e público em geral.

A noite teve início com a segunda aula dos “Desafios Contemporâneos do Pensamento Judaico, sobre a Sabedoria Judaica Prática de Pirkei Avot”, na qual o rabino Dr. Ruben Sternschein explanou sobre o resumo mais famoso e claro do judaísmo milenar e atual sobre a vida cotidiana. Temas como finanças, filhos, pais, relacionamento, política, educação, amizades, sentidos da vida e da morte deram a tônica da análise.  

“A discussão foi realizada em formato de roda, para que todos pudessem se enxergar, participar e juntos construirmos conhecimento”, destacou Sternschein.

Logo em seguida, teve início o evento Dilemas Éticos com a deputada federal Tabata Amaral, o cientista político Sergio Fausto e mediação do rabino Michel Schlesinger, que teve como tema “Política: concordamos que podemos discordar? Tome posse deste assunto!”.

Sexta deputada mais votada do estado de São Paulo, Tabata Amaral, relatou sua trajetória pessoal e política. Nascida e criada na Vila Missionária, periferia de São Paulo, ela estudou em Harvard, onde se formou em Ciência Política e Astrofísica. Foi cofundadora do Mapa da Educação e do Movimento Acredito.

“Quando penso no que me levou à política, a primeira coisa que me vem à cabeça é a missão que eu tenho na Educação, e não tanto na política. O fato de poder ter feito escolhas, terminado o ensino médio, cursado Faculdade e de poder ter escolhido o meu futuro, enquanto quase todo mundo ao meu redor, não teve nenhuma dessas oportunidades e muitos morreram muito jovens. O que explica essa diferença, essa contradição, foram as oportunidades que eu tive na Educação. Então, acho que a maneira de conciliar minha história, de  entender o que aconteceu comigo e com quem estava ao meu redor é trabalhar pela Educação e por um mundo menos desigual  de forma a diminuir esse abismo entre o 1% que concentra a riqueza e os que passam fome”, destacou.

Superintendente da Fundação FHC, codiretor do projeto Plataforma Diplomática e coeditor do Journal of Democracy em português, o  cientista político Sergio Fausto fez uma análise sobre a democracia no Brasil, e de como o exercício da política mudou nesses últimos 15 anos, por conta das transformações tecnológicas, culturais e sociais, destacando inclusive o papel das redes sociais.

“Concordamos em discordar?  É óbvio que sim, essa é a alma da essência da política democrática, que procura afastar das relações humanas e das resoluções de conflito e divergências, qualquer hipótese de violência.  A legitimidade do ator político depende de conceder ao outro a mesma legitimidade, para divergir, ter sua opinião  e defender o seu ponto de vista”, frisou Sergio Fausto.

Ao final do debate, Tabata fez um apelo ao público presentes, para que mais mulheres e jovens participem da política institucional, e para que tenhamos mais engajamento na política, escolhendo dois ou três candidatos e presentando seu apoio a eles.

“Para a tradição judaica, concordamos que podemos discordar. Justamente no contraditório temos a oportunidade de aprimorar a sociedade. Um exemplo disso é o Talmude que traz em cada uma das suas páginas, várias opiniões sobre o mesmo assunto. Quando esperamos que virá alguma conclusão, essa conclusão não existe, pois em cada uma dessas ideias, existe a sua verdade”, concluiu o  rabino Michel Schlesinger

Os eventos contaram com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Itaú-Unibanco,  CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia e Rosset.

Fotos: Milton Gevertz