Conhecido por antecipar informações quentes dos bastidores da política no país, o jornalista Gerson Camarotti, comentarista político da TV Globo e da Globonews, debateu no dia 25 de agosto sobre “Os Bastidores da Política” com o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP).

Camarotti enfatizou a importância do diálogo inter-religioso e deu detalhes de quando foi enviado a Roma em 2013 para cobrir o conclave e realizou uma entrevista exclusiva com o Papa Francisco, assim que ele foi eleito. “Consegui deixar meu livro ‘Segredos do Conclave’ em sua mesa de cabeceira, e isso com certeza abriu portas para a entrevista” confidenciou ele.  

O comentarista também falou sobre como vê o papel da religião e dos religiosos em Brasília, as eleições municipais, o atual processo de acirramento político, as fake news e o ódio nas redes sociais, bem como a intimidação que a imprensa vem sofrendo.

“Eu já dei muito plantão na porta do Congresso e nunca vi tamanha tentativa de intimidação e de silenciar a imprensa como vemos atualmente no país. Nunca foi tão difícil cobrir Brasília, física e emocionalmente, mas apesar de tudo isso, ainda tenho independência editorial e liberdade”, destacou ele.

Ao final do debate, Camarotti deixou sua mensagem para os jovens: “precisamos apostar na nossa juventude, que tem a capacidade do diálogo e da pacificação para liderar o Brasil com o protagonismo que nosso país merece. Uma liderança assim será ouvida em qualquer lugar do mundo”.

“As boas perguntas são definitivas, mas as respostas são sempre provisórias. Precisamos ter a capacidade de escutar o outro e de revisitar nossas próprias respostas. Só assim poderemos seguir adiante de forma mais profunda e significativa”, concluiu o rabino Michel Schlesinger.