O Ministério da Cidadania e a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizaram no dia 03 de fevereiro, em parceria com o Museu da Imagem e Som (MIS), uma junção dos eventos Dilemas Éticos e Cine Debate com a exibição do longa “Abe”, seguida de debate com o jornalista Jaime Spitzcovsky e o rabino Michel Schlesinger.

Exibido com grande sucesso no Sundance Film Festival, a trama retrata os conflitos vividos por Abe (Noah Schnapp), um menino novaiorquino de 12 anos, filho de mãe judia de origem israelense e pai palestino de origem muçulmana. Apaixonado por cozinhar, ele acaba conhecendo um chef brasileiro, Chico (Seu Jorge), que concorda em ser seu mentor. Com seus talentos aprimorados, Abe faz um jantar para unir os dois lados da família, que vive em conflito.

Após a exibição do longa, houve um debate onde foram abordadas questões como as famílias multiculturais e a importância do diálogo, o conflito israelo-palestino, a polarização e a dificuldade para se promover o diálogo nos dias de hoje, além do plano Trump e seu impacto para israelenses e palestinos.

“A exibição desse filme, dirigido por Fernando Grostein Andrade, nos trouxe uma oportunidade para debatermos o conflito israelo-palestino. Através da culinária, vimos que é possível colocar na mesma mesa pessoas com diferentes histórias, religiões e posições geopolíticas. Abe é um filme que nos traz esperança, seja na paz entre israelenses e palestinos, como também no mundo todo”, declarou o rabino Michel Schlesinger.

“Tivemos a rara oportunidade de ver o conflito entre Israel e Palestina em um contexto internacional, mas a partir de uma ótica brasileira. O filme trouxe uma linda metáfora sobre a relevância do diálogo intra-familiar e entre culturas diferentes. A CIP foi muito assertiva em dar visibilidade a um filme como esse e sobretudo em promover o debate, algo tão apreciado pela comunidade judaica”, concluiu o jornalista Jaime Spitzcovsky. 

O evento Dilemas Éticos / Cine Debate contou com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio de Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia e Rosset.