O Summit de Educação do Merkaz, congresso on-line que aconteceu entre os dias 24 e 28 de maio, contou com a participação da Coordenadora Educacional da Juventude da CIP, Raizel Rechtman. Ao lado de Marc Tawil, Raizel encerrou o congresso com o encontro “Educação informal da juventude na construção do amanhã”.

Em sua participação, Raizel falou sobre como a educação democrática é uma forma de fortalecimento da democracia — trazendo o exemplo dos movimentos juvenis — e, também, como ela desafia a educação formal a se reinventar.

“Considero que a educação do jovem para o jovem no modelo de autogestão é uma ótima possibilidade de experienciar a cidadania e construir, no presente, o futuro. Meu trabalho é facilitar a potência da juventude da CIP, ajudá-los a concretizar a transformação que querem ver em si e no mundo. A criança e jovem não serão o futuro se não se formarem no presente, e se formar no presente significa vivê-lo da maneira que se espera ser no futuro”, afirma Raizel Rechtman.

O congresso

Contando com mais de 700 inscritos, o Summit de Educação do Merkaz reuniu e disseminou as transformações e inovações pelas quais o setor da educação passa, mostrando as novas oportunidades, demandas, e tendências do setor.

Foi uma semana intensa de palestras com educadores, gestores de educação, empreendedores, startups e investidores, todos trazendo reflexões e soluções como contribuição para a melhoria da educação no Brasil.